Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

TV Sudoeste completa 33 anos de comunicação social no Sudoeste do Paraná

18/06/2020

Notícias

A assinatura do termo de concessão do canal em Brasília no ano de 1979 teve a presença dos Freis franciscanos falecidos Nelson Rabelo e Sergio Hileshim. Também testemunharam o momento Clóvis Varaschin, Valdir Guerra e Borges da Silveira, que contribuíram ajudando no processo de concessão.  Os 33 anos da emissora foram comemorados neste 18 de junho, considerando as datas da concessão e da efetiva entrada no ar, em 1987.

O trabalho para viabilizar a conquista começou ainda na década de 1960, com Frei Policarpo Berri. O franciscano foi o grande entusiasta da causa, e chegou a importar equipamentos da Alemanha nos tempos da TV em Branco e Preto. Mas o processo foi tão demorado e complexo que quando a autorização para a emissora entrar no ar chegou, os equipamentos já haviam se tornado obsoletos. A televisão brasileira já estava na era em cores, inaugurada no Brasil na Festa da Uva em Caxias do Sul em 1970. Em três décadas de atuação a TV Sudoeste vem construindo sua própria história registrando a do Sudoeste do Paraná, sua área de atuação.

Foi afilhada a Rede Manchete, e atualmente integra a Rede Tv. Vivendo um novo momento, da Tv Digital, a Tv Sudoeste segue com os mesmos ideais de sua fundação. O Diretor Presidente da Fundação Cultural Celinauta, mantenedora da Tv Sudoeste, Frei Neuri Reinisch, destaca que o setor vive um novo momento, com seus profissionais atentos a novas linguagens e tecnologias de ponta na geração de som e imagem na era digital. “A TV Sudoeste segue sua missão diária na comunicação narrando os fatos de forma imparcial, contribuindo com o desenvolvimento regional”.

Frei Neuri chama atenção para o momento histórico, com seus profissionais atuando com os cuidados necessários exigidos pelo isolamento social. “O setor exige mobilidade dos jornalistas e cinegrafistas, que circulam pela cidade e região, movidos pela busca de informações em tempos de pandemia”. O setor de comunicação está entre os segmentos considerados de natureza essencial, por isso não pode parar. A direção adota hoje em alguns departamentos em que é possível o sistema home office para seus profissionais. “Nossa preocupação é com a saúde de nossos colaboradores, e a manutenção do nosso serviço, sem os meios de comunicação o país estaria em uma situação ainda de maior gravidade”, destacou. Afinal a vida é como é, e a televisão apesar de trabalhar com a ficção, tem mesmo na vida real seu maior espetáculo. “É nesta missão de informar que a TV Sudoeste segue em seus 33 anos comunicando Paz e Bem”, finalizou.


Imagem: Website oficial do Município de Pato Branco