Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tema da Amazônia domina reunião latino-americana da UCLAF

06/03/2012

Notícias

Acolhidos pela Província São Francisco de Assis de Quito, Equador, na casa Bethania da Conferência Episcopal Equatoriana, do dia 1º a 4 de novembro de 2011, 79 participantes estiveram reunidos no 2º Encontro Continental do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). Eles foram convocados pelo Conselho Diretor da Conferências Latino-Americanas dos Frades Menores (UCLAF) e a Oficina de JPIC de Roma.

Durante o encontro, orientados e acompanhados por religiosos inseridos na realidade da Amazônia e por especialistas em justiça ambiental, aquecimento global e teologia, religiosos e religiosas, leigos e leigas, representantes de várias instituições, entre elas a Franciscans International, participaram de uma serie de conferências que despertaram a consciência franciscana sobre temas de justiça, paz e integridade da criação, a partir da orientação espiritual conforme o carisma franciscano e as Diretrizes das Constituições Gerais e subsídios da Ordem Franciscana.

 Objetivos propostos para o encontro:

– Aprofundar as reflexões sobre o tema “Justiça Ambiental”

– Sensibilizar as pessoas sobre a importância da realidade amazônica na atual crise ecológica

– Assumir os novos desafios da missão evangelizadora na Amazônia

– Contribuir a partir dos valores de JPIC para o Projeto da Amazônia

– Formar e animar os responsáveis de JPIC sobre os valores e atividades do serviço

Com o lema “Louvados sejas, meu Senhor pela irmã Mãe terra com todas as criaturas” e o tema “Justiça Ambiental e Desafios da Amazônia”, o encontro se desenvolveu em dois momentos: O primeiro com relatos de experiências de inserção de religiosos(as) de distintos carismas na Amazônia e com uma série de conferências de caráter cientifico-teológico.

No segundo momento, trabalhando em grupos e plenário, foram feitas revisões nas Diretrizes da Ordem, a partir de experiências das instituições e se definiram ações e compromissos para as instituições sobre o Projeto Amazônia.

O Encontro foi concluído com a Celebração Eucarística presidida pelo Definidor Geral para América Latina, Frei Nestor Inácio Schwerz, com o compromisso de continuar assumindo o desafio na Amazônia.

 REUNIÃO DOS ANIMADORES DE JPIC DA PROVÍNCIA

Começou hoje (06) e termina amanhã (07) a Reunião dos Animadores do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação, que está acontecendo na Paróquia Santo Antônio do Pari, em São Paulo. Participam os representantes dos 12 regionais da Província da Imaculada Conceição.

Em pauta temas como a presença franciscana na Amazônia, a Cúpula dos Povos/Rio+20, Economia Verde e a realização do Seminário “Franciscan@s pela Justiça Ambiental”, que acontece no próximo dia 24 de março no Centro Franciscano, na Rua Riachuelo, 268, em São Paulo. O Serviço de JPIC tem como missão despertar entre os frades a consciência de que esse serviço faz parte de nosso carisma, que, como franciscanos, somos defensores da esperança, da dignidade humana e da sacralidade de toda criatura, abertos ao ecumenismo e ao diálogo com as culturas.