Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tem início o Ano Capitular nesta Província

01/02/2018

Notícias

miguel_010218_1

Frei Frei Miguel Kleinhans, Visitador Geral

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Fidêncio Vanboemmel, divulgou ontem (31/01) o decreto de abertura do processo de preparação do Capítulo Provincial 2018, nomeando e convocando a Comissão Preparatória do Capítulo. A partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro, o Visitador Geral, Frei Miguel Kleinhans, inicia seu tempo de visitação canônica às Fraternidades da Província.

Citando as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, Frei Fidêncio lembrou que o Capítulo é uma instituição de maior importância para a direção da vida e da missão dos frades. “Convoco todos os irmãos da Província para, juntos, nos empenharmos na preparação do nosso próximo Capítulo Provincial Ordinário e Eletivo”, decretou o Ministro Provincial. O Capítulo será realizado de 12 a 21 de novembro no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP).

Para este Capítulo foi escolhido como tema ‘Minoridade Franciscana – lugar de encontro e comunhão’ e lema ‘Sejam chamados Irmãos Menores’, tendo como inspiração a Regra não Bulada 6,3. “Queremos dar prosseguimento à proposição sexenal do nosso Plano de Evangelização (2016-2021) e retomar o vigor originário de São Francisco de Assis para vivermos nossa vocação de Menores nos dias atuais”, explicou Frei Fidêncio.

“Que este tempo capitular seja um tempo de renovação espiritual, tempo de reconciliação e perdão nas nossas fragilidades humanas, tempo de agradecer a Deus pelo dom dos irmãos, tempo de rever os nossos compromissos evangélicos como frades que desejam viver a profecia da Minoridade no mundo de hoje”, espera Frei Fidêncio.

 VISITADOR GERAL

Frei Miguel Kleinhans, frade da Província Nossa Senhora da Assunção, com sede em Bacabal (MA), foi nomeado Visitador Geral para este Capítulo Provincial. Natural de Büren, na Alemanha, onde nasceu no dia 17 de março de 1958, Frei Miguel ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 9 de outubro de 1977 e professou solenemente no dia 3 de outubro de 1982. Foi ordenado presbítero no dia 13 de outubro de 1984. Chegou ao Brasil em 4 de fevereiro de 1986. É doutorado em Teologia (2014) e reside atualmente na Fraternidade Franciscana Lar São Francisco, onde é guardião e mestre do Juniorato. Na Província é Definidor e Secretário da Formação e Estudos.

“Sou frade menor e isto com gosto. Entrei na Ordem no ano 1977 com apenas 18 anos de idade. Naquele tempo, Frei Hermann Schalück era o meu Ministro Provincial e me recebeu com muita gratidão na Província da Santa Cruz da Alemanha. Depois do meu noviciado, estudei nas cidades de Münster e Freiburg, emiti os votos perpétuos e fui ordenado sacerdote já com o projeto de vida da evangelização missionária no Brasil”, explicou Frei Miguel.

Segundo o frade, sua vocação é fruto de uma educação muito católica, um ambiente familiar simples e devoto. “Sempre me senti atraído pela graça de Deus que atua na pobreza evangélica. A Ordem dos Frades Menores realizou – a meu ver – este meu ideal melhor. Por isso bati à porta dos frades e pedi ingresso”, conta o frade, que fez a opção de ser missionário no Brasil quando era estudante de Teologia. “Em certos momentos me perguntei que forma iria dar à minha opção franciscana ou que projeto de vida iria assumir depois dos votos perpétuos. As frequentes visitas dos missionários do Brasil (Custódia de Bacabal) ajudaram-me a tomar uma decisão”, acrescentou.

O serviço que exerce como Visitador Geral é o primeiro na sua vida religiosa. “Sou marinheiro de primeira viagem e isto logo na Província da Imaculada Conceição, que tem projetos missionários grandes e tão bonitos”, destacou, confessando que sentiu “aquele aperto no coração”.

Frei Miguel visitará as Fraternidades da Província de fevereiro a setembro. “Venho como um irmão entre outros irmãos”, adiantou. Ele inicia sua visita canônica na Fraternidade de Chopinzinho (PR).