Angola: Solenidade da Imaculada marca encerramento do ano letivo
08/12/2017
Não faltaram motivos para os frades se reunirem no último dia 08 de dezembro. As fraternidades de Malanje, e também as Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (SMIC), reuniram-se às 10 horas na Igreja dos Santos Mártires de Uganda para celebrarem o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima.
Frei Laurindo Lauro da Silva, reitor do seminário, presidiu a Missa Solene em honra a Imaculada Conceição e também em Ação de Graças pelo término do ano letivo na escola do Seminário. O celebrante recordou Maria como exemplo de fidelidade aos mandamentos de Deus e, portanto, exemplo para a vida religiosa. Afirmou que a missão de Maria, como mãe de Jesus, foi trazer o Cristo a toda a humanidade. Não diferente, nosso papel como cristão é levarmos Cristo àqueles que nos foram confiados, segundo nossa vocação. Somos corresponsáveis com a vida de nossos irmãos e irmãs.
Após a homilia, o guardião da fraternidade, Frei Jeferson Palandi Broca, acolheu a renovação dos votos de pobreza, obediência e castidade de Frei Roger Strapazzon, que este ano realizou seu ano missionário na Fraternidade do Seminário Monte Alverne.
Após a celebração, os seminaristas, frades, irmãs e professores participaram do ato de entrega do Diploma de Conclusão do II Ciclo, e também, dos Certificados de Honra e Mérito aos seminaristas que se destacaram nos estudos no corrente ano.
Foram 14 seminaristas que concluíram seus estudos. Destes, oito seguirão no próximo ano ao Postulantado, em Kibala, para continuarem seu itinerário franciscano. O professor Antonio Rosário Luis, que leciona as disciplinas de Física e Química, recordou aos finalistas a importância de cultivar sempre o espírito da humildade citando o Livro dos Provérbios, 15, 33: “O temor ao Senhor é uma escola de sabedoria. A humildade precede a glória”. O aspirante João Antônio Capitão agradeceu em nome da turma a dedicação e a acolhida dos professores e frades que neste três anos os acompanharam.
Frei Roberto Ishara, em nome da fraternidade, agradeceu Frei Laurindo que desempenhou com dedicação o ofício de reitor e orientador no seminário durante os últimos três anos. Frei Laurindo foi transferindo para Viana, onde assumirá no próximo ano a formação dos aspirantes que já terminaram o ensino médio.
Após as cerimonias, os frades, professores, seminaristas e familiares dirigiram-se ao seminário para um almoço festivo.
VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO