Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Símbolos da JMJ percorrem Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti

10/06/2013

Notícias

duque1A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro em julho, continua pelo Estado do Rio de Janeiro, desta vez na Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti (RJ) que foi agraciada com a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, no período de 02 a 09 de junho.

Na homilia realizada na Matriz São João Batista, em São João de Meriti, por ocasião da chegada dos símbolos da JMJ na diocese, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo diocesano, ressaltou que é preciso que o anúncio de Cristo chegue aos corações de todos os povos e nações para que todos compreendam que a Igreja é, por natureza, missionária e que cada um de nós, batizados, somos discípulos missionários de Jesus. O bispo também exortou os jovens a anunciarem Jesus Cristo para outros jovens em todo o diversificado mundo juvenil.

Em todas as paróquias e locais por onde percorreu, os símbolos receberam homenagens das comunidades e da juventude. Foram momentos de profunda demonstração e profissão de fé em Jesus Cristo, de veneração a Maria e evangelização da juventude com celebrações eucarísticas e orações em preparação para a JMJ Rio 2013. A programação contou ainda com visitas a delegacia e batalhão de polícia, shopping, escolas, hospitais além de intensa programação religiosa com procissões, via-sacra, momentos de adoração e oração com os jovens e com as famílias numa grande demonstração de fé, alegria e entusiasmo.

Na manhã do último sábado, a Fraternidade Santo Antônio (OFS) e as crianças da Fraternidade ‘Mensageiro de São Francisco’, de Duque de Caxias, participaram da programação de passagem dos símbolos peregrinos da JMJ, em um momento de adoração que contou com a presença das crianças da catequese e de grupos da Catedral Santo Antônio. Para encerrar e celebrar a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora pela diocese, os fiéis participaram, na noite de sábado, do show católico ‘Digo SIM!’ com as bandas ‘Rosa de Saron’, ‘Angelus Dei’, ‘Ressurreisamba’ e ‘Point do Agito’, no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, Duque de Caxias.

Que a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude possam trazer muita paz e bênçãos para a Baixada Fluminense e muita esperança para a nossa juventude.

duque2Conheça os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

A cruz peregrina foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção – da Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984. Na conclusão do Ano Santo, o Papa João Paulo II deu essa cruz à juventude como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade confiando-a aos jovens e para que anunciassem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção.

Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre e desde 1984 a cruz da JMJ tem peregrinado através da Europa e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

duque3Na cruz está pregada uma placa na qual está gravada uma mensagem do Papa João Paulo II escrita em 06 idiomas: italiano, inglês, francês, alemão, espanhol e polonês.

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. João Paulo II – Roma – Páscoa – 1984 – Encerramento do Ano Jubilar da Redenção.

Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora. O desejo do Santo Padre era que este símbolo fosse um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas. O ícone é uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone – conhecido como ‘Salus Populi Romani’ – encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.