Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

SIFEM e JPIC realizam encontro em Bacabal

29/06/2015

Notícias

cfmb-600O Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão (SIFEM) e o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) reuniram-se de 22 a 26 de junho no Centro Franciscano de Animação Missionária (CEFRAM), em Bacabal, MA, para o encontro com os representantes de todas as províncias do Brasil.

O principal objetivo do grupo é a reflexão sobre a Encíclica do Papa Francisco, publicada no dia 18 deste mês, “Laudato Si”, que trata sobre o cuidado da casa comum. O Arcebispo de São Luis-MA, Dom José Belisário, que também é franciscanos, conduziu parte do encontro.

Frei Bernardo Brandão, presidente da CFMB e Provincial dos Frades Menores do Maranhão e Piauí, acolheu a todos os frades que participam do encontro, falando da importância desse momento para toda a Igreja. Segundo ele, a Encíclica quer fazer-nos colaboradores e agentes ativos para a criação de uma cidadania ecológica e um novo estilo de vida, baseado na conservação e cuidado com o planeta.

A leitura do texto pontifício remete à figura de São Francisco como aquele no qual se “nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenhamento na sociedade e a paz interior” (Laudato Si, 10). Se esta foi uma preocupação do pobrezinho de Assis, também é a preocupação de todos aqueles que são inspirados por ele. Por isso, a necessidade de levar esta reflexão a todos, sendo esse o papel também daqueles que estão à frente dos trabalhos nas mais diversas instituições ligadas à Ordem dos Frades Menores.

“Na Encíclica, o Papa fala da situação do planeta de uma maneira não-apocalíptica, o que às vezes paralisa as pessoas, fazendo-as achar que não se tem mais solução. Chama-nos para o compromisso com o planeta e com os pobres de maneira clara e compromissada”, afirmou Dom Belisário.

A primeira parte deste encontro culminou com um trabalho individual de leitura e reflexão da Laudato Si em um dos lugares de Bacabal que mais cultiva a natureza e preocupa-se com o meio ambiente:o Bosque Frei Evaldo Dimon, no CEFRAM.

Fonte: Província Franciscana MA/PI