Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sexta-feira Santa: um dia de solidariedade universal com a Igreja de Jerusalém

28/02/2024

Notícias

Mensagem Fr. Francesco Patton- Custódio da Terra Santa. A Coleta da Sexta-Feira Santa serve para cobrir parte dos custos para cuidar dos lugares santos, graças à generosidade dos fiéis de todo o mundo, graças à sua generosidade.

Mensagem Fr. Francesco Patton – Custódio da Terra Santa – por ocasião da Coleta da Sexta-Feira Santa

Caríssimas amigas, caríssimos amigos, que o Senhor vos dê a paz.

1.Depois de termos vivido mais de dois anos de incerteza por causa da Covid e de termos nos iludido com o retorno aparente da normalidade, subitamente no dia 7 de outubro fomos pegos de surpresa pela eclosão de uma nova guerra na Terra Santa, que, além de causar milhares de mortes, bloqueou mais uma vez o fluxo de peregrinos, tirou as nossas crianças das escola durante longos períodos e deixou muitos dos nossos cristãos na Terra Santa sem trabalho, especialmente em Belém e na Palestina, mas também na Cidade Antiga de Jerusalém e em Israel.

2. Nesta situação sentimos a necessidade da proximidade e da solidariedade dos cristãos de todo o mundo. Antes de tudo através da oração, porque estamos convencidos de que só a ação da graça de Deus pode mudar os corações e orientá-los para o diálogo, a reconciliação e a paz. Depois, solidariedade e proximidade através da peregrinação. Precisamos muito também  da proximidade e da solidariedade através da partilha de recursos econômicos.

3. Como frades da Custódia da Terra Santa é nossa missão, segundo o mandato da Santa Sé, cuidar dos lugares santos, habitá-los e torná-los lugares de oração, ser acolhedores para com os fiéis locais e para com os peregrinos, e também realizar obras educativas como escolas, obras sociais como lares para idosos e famílias jovens, clínicas e ambulatórios, obras de promoção humana através da criação de empregos.

4. A Coleta da Sexta-Feira Santa serve para cobrir parte destes custos, graças à generosidade dos fiéis de todo o mundo, graças à sua generosidade.

5. Nesta ocasião, nós, frades da Custódia da Terra Santa, tornamo-nos mendicantes e recorremos a todos para que a Sexta-feira Santa seja um dia de solidariedade universal, um dia em que os cristãos de todo o mundo ajudem concretamente a Igreja mãe de Jerusalém, que neste momento tem extrema necessidade de ajuda.

6. Por favor, abra o seu coração e ajude-nos de acordo com as suas possibilidades, para que também nós possamos continuar a cuidar desta Terra Santa e dos seus filhos.

Paz e bem!

Fr. Francesco Patton – OFM – Custódio da Terra Santa


Vatican News