Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sete décadas de som, emoção e conexão

07/06/2025

Notícias

Fundação Frei Rogério celebra 70 anos da Rádio Coroado FM e 35 anos da Rádio Movimento FM

Neste mês, duas emissoras de grande relevância celebram marcos históricos: a Rádio Coroado FM, que completa 70 anos de trajetória, e a Rádio Movimento FM, que chega aos seus 35 anos de atuação em Curitibanos. Ambas geridas pela Fundação Frei Rogério, entidade que tem desempenhado papel fundamental na promoção da comunicação comunitária, da cultura e da informação com responsabilidade e compromisso social.

Fundada em 1955, a Rádio Coroado é uma das mais tradicionais emissoras de Santa Catarina. Com uma trajetória que se entrelaça com a história de Curitibanos, a Coroado consolidou-se como uma voz ativa na formação cultural, política e religiosa da comunidade. Já a Rádio Movimento, criada em 1990, completa 35 anos com uma proposta de aproximação com as novas gerações.

Frei Leandro Silva, frei Alan Matos, frei Augusto Luiz e frei Gilson Kemmer/Foto: Kelly Cristine

O principal meio de comunicação da época, a Rádio Coroado faz parte do capítulo de Curitibanos em que os recados, as notícias, as músicas, as novelas… todas as informações do mundo eram compartilhadas na região através das ondas sonoras. Desde então, a Coroado cresceu, evoluiu e se reinventou, acompanhando as mudanças tecnológicas e os novos formatos de comunicação, até se transformar na Coroado FM, sempre mantendo viva a sua missão original: informar, educar, entreter e fortalecer os laços comunitários. Assim como a Movimento, que nasceu como um projeto complementar, voltado ao público jovem, com linguagem moderna e dinâmica, promovendo também debates, música, cidadania e integração social.

Em tempos de desafios para a mídia tradicional, a data reforça a relevância de emissoras que permanecem enraizadas na comunidade e comprometidas com o bem comum, como destaca o presidente da Fundação Frei Rogério, frei Augusto Luiz Gabriel. “Comunicar a palavra é um dom, a própria comunicação em si ela é um dom e nós, então, como portadores desta palavra, por sermos religiosos, usamos desses meios para evangelizar. É claro que todas as nossas emissoras também prestam serviço às suas cidades, à comunidade, à própria igreja”, destaca.

Como um dos meios de comunicação mais antigos e respeitados do estado, as rádios mantidas pela Fundação Frei Rogério continuam como referências de ética, compromisso público e valorização da cultura regional. Seus microfones seguem abertos para o povo, reafirmando o papel do rádio como veículo acessível, democrático e transformador. “Curitibanos fará aniversário daqui a uns dias e, metade desse tempo da cidade, a Rádio Coroado acompanhou sua evolução, dando as notícias, as informações, prestando serviço à comunidade. Então, é um meio de comunicação que, por mais que a internet esteja muito em pauta, os nossos jovens usam mais a internet, mas a rádio também tem o seu espaço. Então, ela continua tendo a sua importância e cumprindo com o seu papel”, frisou o frei.

Em março deste ano, a fundação deu um importante passo com a inauguração da Rádio Frei Galvão em Guaratinguetá (SP), ficando responsável por três emissoras no país. “A chegada da Rádio Frei Galvão a Guaratinguetá e região representa um marco na comunicação franciscana, unindo tradição e inovação para levar a mensagem de Paz e Bem a um público ainda maior. Essa rádio nasce com a missão de evangelizar, informar e inspirar, fortalecendo a devoção a Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, e promovendo valores cristãos e humanos”, afirmou frei Augusto.

Em tempos em que a comunicação enfrenta desafios com a rapidez das redes sociais e a fragmentação do consumo de mídia, as rádios Coroado FM e Movimento FM se destacam por sua credibilidade, proximidade com o ouvinte e profundo enraizamento local. Elas não apenas informam, mas participam da vida da comunidade, divulgando eventos, apoiando ações sociais, e promovendo artistas locais. “Quero deixar uma palavra de agradecimento ao povo de Curitibanos, a todos aqueles que, diariamente, escutam, de acordo com a sua preferência, tanto a Rádio Movimento como a Rádio Coroado, a nossa gratidão também àqueles que anunciam conosco, que acreditam, que nos dão também está credibilidade. Nós queremos dizer o nosso muito obrigado”, ressaltou frei Augusto, acrescentando o poder do rádio na sociedade. “O mundo do rádio está presente em todos os momentos da vida das pessoas, fazendo-as mais alegres, dinâmicas e felizes. Escutar rádio é entrar num mundo da imaginação e da alegria, ressalta frei Augusto. As emissoras Coroado FM e Movimento FM chegam a 90 municípios do Planalto e Serra Catarinense, bem como o Norte Gaúcho, até o Sul do Paraná, somando uma população de 868 mil habitantes.


Texto: Kelly Cristine  – Fonte: https://asemanacuritibanos.com.br/variedades/sete-decadas-de-som-emocao-e-conexao/