Seminário Santo Antônio de Agudos acolhe Revigoramento Franciscano 2024
12/03/2024
Entre os dias 3 e 31 de março a CFFB (Conferência da Família Franciscana do Brasil) realiza o Revigoramento Franciscano 2024, no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP). As atividades contam com a participação de 24 representantes de diferentes congregações, das assessorias e frades.
A programação conta com palestras, dinâmicas, trabalhos, grupos de vivência, confraternizações e passeios, que tem como finalidade reencantar, reanimar e reavivar o amor que transformou o “poverello” de Assis em um outro Cristo. O Revigoramento também foi planejado para oferecer um tempo forte de encontro com Deus, consigo mesmo e com a criação, por meio da formação franciscana e convívio fraterno.
O primeiro dia do encontro foi marcado por um momento de oração na fonte do jardim do Seminário. Na sequência todos saíram em caminhada que partiu da entrada do local, indo até a capela, onde foi celebrada uma Santa Missa, presidida pelo Frei Fernando Lima, OFM. A partir do tema: “ A vida não tem equilíbrio. Tem equilibristas“, o frade apresentou exemplos de vários acontecimentos adversos à promoção e conservação da vida: tragédias na maioria das vezes irreversíveis. Ele motivou a reflexão sobre a figura humana em seu sentido integral, como um ser composto bio, psíquico, social e espiritual, no qual nenhum aspecto pode ser negligenciado, mas integrado e harmonizado. Frei Fernando definiu a espiritualidade como a capacidade humana de transcender aos acontecimentos e atribuir-lhes sentido.
A primeira semana de Revigoramento Franciscano também contou com a participação da Irmã Iriete Lorenzzetti, da CIFA (Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida). Ela envolveu os participantes com dinâmicas criativas e simples para estimular a arte de cultivar a espiritualidade franciscana, e apresentou dicas para manter acesa a chama do primeiro amor a Deus. Dentre suas orientações estavam a importância de recordar com gratidão as pessoas que tornaram nossa vida mais significativa, o exercício do autoperdão e do perdão ao próximo, além da referência e exemplo que todos devem imitar de São Francisco no seguimento do Cristo pobre (presépio), humilde (eucaristia) e crucificado.
Tempo da Quaresma
A partir das experiências da Irmã Isabel Cristina, pertencente à Congregação das Franciscanas de Ingolstadt, o grupo foi orientado a viver um dia no deserto. Como Irmã afirma: “Deserto é tempo da renovação. Tempo para refletir e parar. Tempo para revigorar. Tempo para ouvir, sorrir, cantar. Tempo de ver, rever e amar. Tempo para encontrar e rezar. Tempo para “des-ligar”. Tempo para descansar. (…) Deserto é lugar de encontro e partilha na mesa da simplicidade e esperança naquele que nos amou por primeiro e se entregou inteiramente na cruz por nós e seu amor nos entrelaça”.
Para a Irmã Isabel Donisete, do Instituto das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, o Revigoramento Franciscano, é fundamental para o fortalecimento da espiritualidade e autoconhecimento. “Foram várias situações e colocações que me ajudaram a olhar para dentro de mim e perceber que no dia a dia, muitas vezes, quero agir como super-mulher na ânsia de resolver tudo, ignorando minhas limitações. Senti o quanto é importante fazer bem o que tem que ser feito com amor. Também aprendi o quanto é importante conseguir equilibrar e se sustentar na corda bamba, pois isso facilita viver e ser de bem com a vida. Outra coisa que ficou forte para mim foi a colocação sobre o perdão, que é fundamental para me manter no equilíbrio. É uma condição de bem-estar. Que o Senhor nos ajude a perdoar sempre e, principalmente, a nós mesmos”.
Irmã Rita Saturno, FIC
Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição
Irmã Maria da Cruz de Oliveira
Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis
Adriana Rabelo