Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Seminário Frei Galvão sedia cerimônia de entrega do Plano Regional de Turismo

21/02/2019

Notícias

Nicolas Nathan

Guaratinguetá (SP) – O Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá/SP, um dos símbolos da religiosidade na região, foi escolhido para sediar a cerimônia oficial de entrega do Plano Regional de Turismo, da Região Turística (RT) da Fé, aos prefeitos dos nove municípios que pertencem à RT.

Realizado na última quarta-feira (20/02), às 9h30, no auditório do Seminário, o evento contou com a presença de prefeitos, secretários de turismo, representantes de conselhos, associações e lideranças da sociedade civil, entre eles: o prefeito de Guaratinguetá – Marcus Soliva; o prefeito de Aparecida – Ernaldo César; a prefeita de Piquete – Teca Gouvêa; o prefeito de Cunha – Rolien Guarda; a prefeita de Potim – Érica Soler; e outros.

O prefeito de Guaratinguetá iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e, em especial, aos frades do Seminário Franciscano Frei Galvão pela disponibilização do espaço. “Pensamos neste local porque estamos tratando do turismo da fé e seus avanços para a região, por isso a escolha pelo seminário, um símbolo da cidade onde temos a história de Frei Galvão e toda essa religiosidade”, afirmou Marcus Soliva.

A cerimônia oficial foi dividida em duas etapas – apresentação do Plano e entrega dos exemplares aos prefeitos. Segundo o representante do Senac, Anderson Henrique, um dos objetivos do plano é promover a união dos municípios para o desenvolvimento do Turismo Regional. “Hoje demos mais um grande passo para o fortalecimento do turismo regional. Agora o trabalho continua, com a aplicação do plano de ação para os projetos da região”.

O Plano Regional de Turismo da Região da Fé foi elaborado por representantes de prefeituras e da iniciativa privada dos nove municípios que fazem parte da RT da fé (Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira).

O documento reúne os princípios orientadores para o desenvolvimento da atividade turística na região. Dados como avaliação e hierarquização dos atrativos turísticos, serviços de apoio ao turista, calendário regional de eventos, rotas turísticas regionais e identificação de potenciais circuitos ou rotas, dentre outras informações. Saiba mais sobre o plano (link).

As expectativas futuras é que esse documento sirva de ferramenta para o planejamento das ações, captação de recursos em órgãos públicos federais e estaduais, e apresentação para a iniciativa privada que busca informações confiáveis para o investimento na região da fé.

Na hierarquização dos atrativos regionais consolidados, o Seminário Franciscano Frei Galvão ocupa a 1ª posição dentre os atrativos do município de Guaratinguetá. No ranking regional, em 1º está o Santuário Nacional de Aparecida, depois o Santuário Pai das Misericórdias e a Canção Nova, em Cachoeira Paulista, seguidos do Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá.

Sobre o Seminário Franciscano Frei Galvão

Considerado um dos símbolos da religiosidade na região, o Seminário Franciscano Frei Galvão possui duas grandes missões – a formação dos futuros franciscanos e o acolhimento aos devotos de Frei Galvão, que vêm de vários lugares do Brasil e do mundo para rezar e agradecer as graças alcançadas por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Ao chegarem no seminário, os visitantes são recebidos pelos frades, postulantes e colaboradores, em seguida podem receber as Pílulas de Frei Galvão, que são preparadas e distribuídas no próprio Convento, e conhecer os atrativos turísticos, passando pela: Exposição Internacional de Presépios; Exposição Franciscana; Gruta de Nossa Senhora de Lourdes; Imagem de Nossa Senhora de Fátima com mais de 10 metros de altura; Via-Sacra Franciscana; Claustro com canto gregoriano e banners que relatam a história de vida, canonização e alguns milagres de Frei Galvão; e o Bazar de Artigos Religiosos.

A acolhida feita no Seminário é costumeiramente vista como exemplar pelo fato de ser personalizada, além da boa qualificação e identificação da equipe do Seminário com o ideal franciscano. Aberto diariamente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, o Convento está localizado na Avenida Integração, 151, bairro São Bento – Guaratinguetá/SP. Visitação gratuita!