Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Seminário Frei Galvão completa 77 anos e inicia campanha para reforma

07/03/2019

Notícias

O Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), enquanto “Sementeira de Deus”, foi fundado em 1º de março de 1942. Na ocasião, chamava-se Colégio Seráfico Frei Galvão em homenagem ao primeiro santo brasileiro e filho da cidade, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.

Ao longo dos 77 anos, esta casa de formação franciscana passou por três fases, sem deixar de cumprir a missão de ser “Sementeira de Deus”: seminário menor, acolhendo jovens para o ensino fundamental; seminário para vocações adultas (Sevoa), acolhendo jovens com o  Ensino Médio incompleto e completo; e, por fim, a fase atual como casa do postulantado, período em que o candidato à vida religiosa se prepara para ingressar no noviciado da Ordem dos Frades Menores, vivenciando uma experiência de formação que abrange as dimensões humana, cristã, psicológica e espiritual.

Além de instituição formativa, em 2009, o Seminário Franciscano Frei Galvão se tornou um Centro de Acolhimento aos devotos do primeiro santo brasileiro, recebendo em média 7 mil romeiros por mês, que vêm de vários lugares do Brasil e do mundo e encontram aqui espaço para a oração e meditação.

Hoje, o Seminário está fortemente presente no turismo religioso do Vale do Paraíba, ocupando posição de destaque no Plano Regional de Turismo, da chamada Região da Fé. Sendo o primeiro entre os atrativos turísticos consolidados em Guaratinguetá (SP). E o quarto no ranking regional – atrás do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), seguido do Santuário Pai das Misericórdias e da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Segundo o guardião do Seminário, Frei João Francisco, a visita ao convento é “uma oportunidade de encontro com Deus, consigo, com os outros e com a natureza”. Tudo neste espaço sagrado servirá como instrumento para reencontrar a paz interior e o sentido pleno da existência.

Ao chegarem no Seminário, os visitantes são recebidos pelos frades, postulantes e colaboradores, em seguida recebem as Pílulas de Frei Galvão, que são preparadas e distribuídas no próprio Convento, e conhecem os atrativos turísticos, passando pela: Exposição Internacional de Presépios; Exposição Franciscana; Gruta de Nossa Senhora de Lourdes; Imagem de Nossa Senhora de Fátima, com mais de 10 metros de altura; Via-Sacra Franciscana; Claustro com canto gregoriano e banners que relatam a história de vida, canonização e alguns milagres de Frei Galvão; e o Bazar de Artigos Religiosos.

Neste ano, celebrando 77 anos de fundação, a Fraternidade do Seminário promove uma campanha para revitalização do espaço, que há décadas não passa por uma reforma profunda, surgindo a necessidade de restaurar a fachada e a área externa do prédio (paredes, colunas, portas e janelas, extremamente deterioradas).

Por se tratar de uma obra de alto custo, os frades contam com a valiosa contribuição dos benfeitores, que desde o início ajudam no cultivo dessa “Sementeira de Deus”. Toda partilha é muito importante para a manutenção dessa casa de formação dos futuros franciscanos.

Como disse o Papa Francisco: “Ninguém é tão pobre que não possa dar o que tem. Nunca penses que não tens nada para dar, ou que não precisas de ninguém. Muita gente precisa de ti. Cada um de vós pense nisto no seu coração: muita gente precisa de mim”.

As doações para a revitalização da fachada e de toda área externa do seminário podem ser feitas por depósito ou transferência, em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mesmo grupo de frades que Frei Galvão pertenceu.

Bradesco: Agência 0415 – Conta Corrente 16704-5

Caixa Econômica Federal: Agência 3475-4 –  Operação 003 – Conta Corrente 1274-9.

Aberto diariamente, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, o Seminário está localizado na Avenida Integração, 151, bairro São Bento – Guaratinguetá (SP). A visitação é gratuita!

Envie seu pedido de oração, é nosso compromisso rezar por você e sua família. Para mais informações: (12) 3132-6233 | (12) 98225-9409 – WhatsApp | freigalvao@franciscanos.org.br