Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Segundo dia do Capítulo Geral: Por uma transformação humana, espiritual e social

04/07/2021

Notícias

No Relatório do Ministro Geral ao Capítulo, Frei Michael Perry compartilhou seu sonho de uma Ordem vital que promova uma profunda transformação humana, espiritual e social.

Frei Michael falou de sua visão da vida franciscana que encontra sua expressão no Livro do Gênesis e na ordem de Deus para que “cultivemos o jardim” do Senhor. Ele falou de uma “ecologia fraterna integral” que consiste em renovar, abraçar e emergir para ajudar os outros e que inclui todo o universo criado.

O desafio do Ministro Geral é que todos os irmãos examinemos nossa vocação hoje, e discirnamos e traçamos o curso de nossa vocação amanhã, para serem fontes de inspiração, alegria e esperança. Isso inclui estar disposto a olhar para a realidade ao nosso redor com honestidade, viver nossa identidade evangélica com autenticidade e ser guiados pela fé ao invés do medo ao tomar decisões proféticas.

Na Celebração Eucarística de manhã, Dom Felice Accrocca, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e arcebispo de Benevento (Itália), disse que é necessário olhar o presente para poder abraçar o futuro, já que a Igreja está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas (Ef 2,20).

“O Evangelho seja portanto nosso guia, a bússola de orientação para entender este tempo e abraçar o futuro que está à frente, o que também pode exigir escolhas corajosas e dolorosas, talvez necessárias hoje para evitar ter que chorar amanhã”, disse D. Accrocca, que é historiador. “Por que tantas vezes nos falta coragem suficiente para escolhas que, na realidade, não podem ser adiadas mais? É uma pergunta que me coloco antes de mais nada. Por que é tão difícil encontrar coragem para algumas escolhas, quando sentimos que podemos não encontrar o auxílio geral? Por que ainda estamos tão apegados à nossa imagem, ainda escravos do favor dos outros, que, em última análise, manifesta se não um casco, certamente uma fraqueza de fé?”, questionou.

Dom Accrocca é autor de uma compilação de artigos publicados no jornal vaticano “L’Osservatore Romano”, que partem das palavras e dos gestos do Papa Francisco para narrar a personalidade histórica e espiritual do Santo de Assis. A obra “Francisco ontem e hoje. Vida e atualidade do Santo de Assis” foi lançada em maio do ano passado.

À tarde, após a exortação de Mons. Accrocca, os capitulares se reuniram em suas 12 Conferências para compartilhar suas esperanças para este Capítulo Geral.


Texto e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral (http://ofmcapgen2021.org/en/)

MAIS IMAGENS DESTE SEGUNDO DIA