Sefras realiza ato contra abuso e exploração infantil
23/05/2024
Ato realizado pelo Sefras – Ação Social Franciscana reúne centenas de crianças e adolescentes em luta contra o abuso e exploração infantil.
O Jardim Peri Alto, localizado na periferia da zona norte de São Paulo, se cobriu de cores e atitude quando centenas de crianças e adolescentes se uniram em um ato de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
Promovido pelo Sefras – Ação Social Franciscana, por meio de seu Centro de Convivência para Crianças e Adolescentes, o Perfeita Alegria – Peri, o ato faz parte da missão do Sefras de tornar cada um deles protagonistas em uma luta pelos seus direitos. Por isso, o dia destacou a responsabilidade tanto do poder público quanto da sociedade na implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
E o Sefras não esteve sozinho. Juntaram-se à caminhada diversos Centros para Crianças e Adolescentes da região (CCAs), incluindo: Thomás Gouveia, Caminhando para o Futuro, CCA Lace, São Francisco das Chagas, CCA Peri, São José, Nossa Senhora Aparecida, e Eucaliptos, que contaram com a participação de educadores, crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar também esteve presente, todos empenhados em chamar a atenção para essa questão urgente.
O Frei Marx Rodrigues, diretor secretário do Sefras, disse que o ato pode oferecer uma perspectiva franciscana sobre o cuidado com as crianças: “Francisco ensinou que quando conseguirmos nutrir as esperanças das nossas crianças e proporcionar dignidade plena a elas, livrando-as de toda e qualquer exclusão e exploração, seja de seus corpos, de seus sonhos ou de seu futuro.”
Angela Assis, coordenadora do Sefras Perfeita Alegria – Peri, compartilhou sua visão sobre essa manifestação: “É muito mais do que um simples evento; é uma voz coletiva que ecoa em nossa comunidade, reafirmando nosso compromisso inabalável em proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. É um momento de união, conscientização e empoderamento, onde cada passo dado representa uma mensagem de esperança e luta por um futuro mais seguro e digno para todos os nossos pequenos.”
Já para Ana Clara, uma participante do programa Perfeita Alegria desde os seis anos e hoje com dez anos, teve um papel importante no ato como cerimonialista. “Estou me sentindo importante. Essa data é sempre trabalhada dentro do Sefras. Eu vou subir no palanque e representar tudo que eu aprendi”, compartilhou Ana, emocionada.
Lembrando Araceli: Um marco na luta contra a violência
O dia 18 de maio é dedicado à memória de Araceli Crespo, uma menina de oito anos cujo caso de violência sexual chocou o país em 1973. Desaparecida e encontrada morta com sinais de abuso no Espírito Santo, Araceli se tornou símbolo da luta contra a exploração sexual infantil. A lei instituída no ano 2000 transformou essa data em um marco anual de conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes.
Em 2024, completam-se 51 anos desse trágico episódio, o que reforça a necessidade de seguir no combate a todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes, pois segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, dados de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil são alarmantes.
Para ampliar o engajamento público para a causa, o governo e movimentos sociais organizam todos os anos a campanha nacional “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. Mais do que um dia, a campanha, cujo ícone é uma flor, estabelece o “maio laranja”, promovendo mais discussão sobre necessidade de cuidado e proteção que as crianças merecem.
E precisa. Só no último ano, o Disque registrou mais de 60,7 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes por meio de 31,2 mil denúncias. O indicativo mostra que, a cada 24 horas, mais de 166 violações ocorrem; sete violações a cada hora; uma violação a cada oito minutos.
Uma década de serviço e dedicação
Este ano, a Casa Perfeita Alegria celebra uma década de atuação no Jardim Peri Alto, no extremo norte de São Paulo, atendendo 123 crianças e adolescentes. Conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, este centro comunitário oferece atividades educativas e culturais no contraturno escolar, buscando transformar a realidade local.
“Essa década de serviço dedicado foi marcada por momentos desafiadores, mas também por inúmeros momentos de alegria, superação e realização. É incrível olhar para trás e ver quantas crianças e adolescentes foram impactados positivamente pelo nosso trabalho, quantas famílias foram fortalecidas e quantas comunidades foram unidas em torno de uma causa comum.”, comenta Angela.
As atividades proporcionadas às crianças e adolescentes incluem oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas abordando temas como política, sociedade, cidadania, cultura e esporte.
A realidade do Jardim Peri Alto
O distrito da Cachoeirinha, onde a Casa Perfeita Alegria está localizada, enfrenta desafios significativos. Segundo o Índice de Vulnerabilidade Social da Fundação Seade, 9,9% dos habitantes vivem em situação de alta vulnerabilidade. A renda per capita média em 2010 era de R$ 874,21, e 38% da população vivia com até dois salários mínimos. Em termos de escolaridade, apenas 9% concluíram o Ensino Superior, enquanto 48% completaram o Ensino Fundamental e 43% o Ensino Médio.
Frente a esses desafios, o Sefras oferece atividades que promovem formação política, cidadania, cultura e esporte. As oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos. Além disso, através do nosso serviço é possível fortalecer vínculos familiares e comunitários, promovendo espaços de discussão e deliberação para pais, familiares e responsáveis, contribuindo para a construção do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Um olhar franciscano para o fututo
De acordo com o Frei Marx Rodrigues: “A construção de espaços de proteção como a Casa Perfeita Alegria, é essencial para mudar essa mentalidade. Muitas vezes, nas periferias, as crianças são privadas de direitos básicos, como lazer, convivência, estudo e habilidades lúdicas e educacionais. Isso faz com que o único espaço de refúgio para elas seja em lugares onde sua sexualidade está em risco.”
O Perfeita Alegria – Peri, exemplifica como a ação comunitária e a dedicação podem transformar realidades. Ao celebrar dez anos de serviço, a Ação Social Franciscana continua a impactar positivamente a vida de crianças e adolescentes no Jardim Peri Alto.
Com um olhar franciscano, focado na dignidade humana e na justiça social, o Sefras segue comprometido com a construção de um futuro melhor para todos. As campanhas de conscientização, os esforços para fortalecer a rede de proteção e a inclusão da comunidade são passos essenciais para erradicar a violência e promover um ambiente seguro e acolhedor para as próximas gerações.
Melissa Galdino- Sefras