Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

35 frades para discutir animação vocacional

30/03/2017

Notícias

sav_300317_1

Rondinha (PR) – A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, através do seu Serviço de Animação Vocacional (SAV), reuniu 35 frades durante o Encontro Provincial deste serviço, realizado nos dias 28 e 29 de março, na Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Campo Largo (PR). Este encontro é um momento forte de articulação deste serviço e foi conduzido pelo Animador Provincial, Frei Diego Atalino de Melo.

Na manhã do primeiro dia deu-se ênfase à formação humana e, para isso, os frades tiveram a assessoria da doutora Patrícia Piper, psiquiatra do Centro Âncora de Revitalização da Vida Religiosa e Sacerdotal, em Curitiba (PR). A convidada expôs temas que, normalmente, surgem em seus quadros clínicos, buscando, assim, fazer com que a animação vocacional da Província olhe com cuidado e atenção esse processo formativo do jovem. Esta preocupação visa o bom acompanhamento de cada jovem, procurando, com sinceridade, conhecer melhor a pessoa que está procurando trilhar os caminhos da Vida Religiosa Franciscana. Já na parte da tarde, os frades fizeram a leitura do Plano Orgânico do SAV e partilharam as realidades do acompanhamento dos jovens e dos vocacionados em suas respectivas fraternidades.

No segundo dia, na parte da manhã, durante uma breve oração, os frades fizeram memória do grande mestre da Sagrada Liturgia, Frei Alberto Beckhäuser, que faleceu na última terça-feira (28), destacando momentos fortes vividos com o confrade e valores por ele transmitidos em seus trabalhos no âmbito litúrgico e também formativo, inclusive para a OFS. Em seguida, houve uma apresentação dos trabalhos do Serviço Vocacional e também uma conversa sobre o quadro numérico da Província, buscando sempre rever, cada vez melhor, a preocupação e o reto desejo de fazer acontecer a animação vocacional. Os frades também tomaram conhecimento da agenda do SAV para os próximos meses, assim como foram definidos os encontros e estágios vocacionais deste ano (a agenda será divulgada em breve).

Momentos fortes nas atividades com a juventude estão previstos. Como lembra o Papa Francisco, o mundo da juventude é um mundo complexo, rico e desafiador. “Não faltam jovens generosos, solidários e comprometidos em nível religioso e social; jovens que buscam uma vida espiritual, que têm fome de algo diferente do que o mundo oferece. Mas, mesmo entre esses jovens, há muitas vítimas da lógica do mundanismo, como a busca do sucesso a qualquer preço, o dinheiro e o prazer fáceis”. Para o Papa, o nosso compromisso é estar ao lado deles para contagiá-los com a alegria do Evangelho e de pertença a Cristo.

“A vocação, como a própria fé, é um tesouro que trazemos em vasos de barro, que nunca deve ser roubado ou perder a sua beleza. A vocação é um dom que recebemos do Senhor, que fixou seu olhar sobre nós e nos amou, chamando-nos a segui-lo mediante a vida consagrada, como também uma responsabilidade para quem a recebeu”, define Francisco.