Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santuário: 50 anos de graça e bênção

24/05/2017

Notícias

Rosario_181216-16Frei Djalmo Fuck, Pároco

Embora não tenha o “status canônico” de santuário, segundo as leis e normas da Igreja Católica, ele é chamado de forma carinhosa pelos capixabas simplesmente de “Santuário”. Não há quem não o conheça, que não saiba sua localização, que não fale e conheça os freis que ali trabalham. O Santuário é uma referência obrigatória para a cidade de Vila Velha. Muitos o chamam simplesmente de “Santuário de Vila Velha”.

A Igreja nos ensina que o conceito “santuário” é em sua essência: o espaço da acolhida, da escuta, do encontro, da celebração da Eucaristia, da busca da Misericórdia. E é isto que testemunhamos todos os dias aqui no Santuário de Vila Velha, além de ser uma referência eclesial de formação pastoral para toda a Arquidiocese de Vitória. Quando lemos os comentários na internet sobre o Santuário de Vila Velha, as pessoas dizem com coração largo e cheio de alegria: “lugar maravilhoso”; “casa de Deus”; “igreja linda, referência de beleza”; “lugar sempre aberto à visitação”; “lugar de reflexão e agradecimento por tudo” etc.

Nosso Santuário está completando 50 anos de existência neste ano de 2017. Dedicado ao Divino Espírito Santo. Único no Estado do Espírito Santo com este título. Graças ao empreendedorismo e o carisma pessoal de Fr. Firmino Matuschek e da ousadia e coragem da comunidade local, ergueu-se esta bela obra, expressão da fé de um povo, de sua raiz católica, de sua alma franciscana. Celebrar os 50 anos do Santuário é agradecer a Deus, tantos dons e bênçãos, tantas pessoas envolvidas e comprometidas em manter viva a fé e o carisma franciscano. Não estamos celebrando simplesmente a data comemorativa de um monumento histórico, mas a fé de um povo que é expressão deste monumento.

Ao longo destes dias, queremos lembrar todos aqueles e aquelas que fizeram e fazem a beleza viva deste Santuário, que exaltam e enriquecem sua história. São 50 anos de graça e bênção, de louvor e dádiva. As preces e cânticos que ecoarão nesta novena querem ser a expressão mais sincera de nosso louvor pela história passada, mas nosso olhar esperançoso e criativo para o futuro. Se o passado nos ensina, o futuro nos desafia! Não podemos parar, nem repetir simplesmente as mesmas coisas, as mesmas práticas pastorais. Nosso olhar é de esperança, de futuro. Somos chamados à criatividade da fé, a uma “conversão pastoral” permanente.

Que o Divino Espírito Santo, ao qual este Santuário foi dedicado, nos inspire, nos encoraje, nos faça vencer o medo da novidade, a tentação de permanecer naquilo que já conhecemos e nos dá segurança. Que nos abramos à novidade do Espírito e que Ele nos empurre para lugares e posturas novas, oxigenando nossas mentes e corações.