Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santo Antônio: exemplo de santidade a ser seguido

14/06/2019

Notícias

Érika Augusto

São Paulo (SP) – Há 105 anos, o dia 13 de junho amanhece diferente no Pari, região central de São Paulo. Apesar das inúmeras mudanças no bairro, que atualmente é quase que estritamente comercial, uma coisa não mudou: a fé do povo em seu padroeiro.

Ao longo de todo o dia foram celebradas 10 Missas, com grande participação de fiéis. O tradicional bolo de Santo Antônio acabou cedo. As 80 tábuas preparadas pelas voluntárias nos últimos dias acabaram por volta das 18 horas. Durante todo o dia, os frades se revezavam na fila de bênçãos. A fila para pegar o pão atravessava toda Praça Padre Bento.

Às 19h30, a Missa Solene encerrou com chave de ouro o dia de Santo Antônio, padroeiro do Pari. Dom Eduardo Vieira, bispo auxiliar da Região Sé, presidiu a celebração. Concelebraram Frei Wilson Simão, pároco; Frei José Francisco de Cássia, guardião; Frei Marx Rodrigues dos Reis, vigário paroquial e Frei Jêa Paulo Andrade, mestre do Postulantado, em Guaratinguetá (SP). Frei Vitor da Silva Amâncio e Frei Aloísio dos Santos também estavam presentes.

Sempre muito próximo do povo e dos frades, Dom Eduardo afirmou em sua homilia que Santo Antônio era o santo da simplicidade e do amor aos pobres. “Se hoje viemos aqui, atraídos por Santo Antônio, é porque também amamos os pobres”, afirmou. Segundo o bispo, esta proximidade com os mais necessitados nasce da estreita relação com a Palavra de Deus, vivida de forma intensa pelo santo. “É da Palavra de Deus que nasceu este amor pela Igreja, pelos pobres e pela Eucaristia”, acrescentou.

Para Dom Eduardo, o exemplo de vida de Santo Antônio deve inspirar os devotos a buscar a santidade e a ter proximidade com o Evangelho. “Assim como Santo Antônio distribuía o pão aos pobres, ele distribuía também a Palavra de Deus. Nós também estamos comprometidos a levar a Palavra às pessoas que passam fome, fome da Palavra de Deus. Que nunca nos falte uma palavra de esperança para dizer às pessoas”, pediu Dom Eduardo.

Após a celebração, as centenas de fiéis que participaram da celebração saíram em procissão pelas ruas do bairro. Acompanhando a procissão, Dom Eduardo e os frades distribuíam bênçãos aos devotos que, de suas casas e comércios, acompanhavam o cortejo. A imagem foi recebida na igreja com uma grandiosa queima de fogos.

Órgão volta a ser ouvido no Pari

Uma surpresa muito especial marcou a última Missa celebrada neste dia 13 no Pari. O antigo órgão, que passa por um processo de restauro desde o incêndio, ocorrido há 13 anos, voltou a ser ouvido. Graças ao esforço dos voluntários e do professor Nilton, foi possível trazer de volta, mesmo que por algumas horas, o belo som produzido pelo antigo instrumento. O órgão, importado da Alemanha, é um dos poucos exemplares ainda em funcionamento no país.


A FESTA A SANTO ANTÔNIO

NAS PARÓQUIAS DE SÃO FRANCISCO

CONVENTO SÃO FRANCISCO

O movimento também foi intenso nas paróquias franciscanas em São Paulo. Na Paróquia São Francisco, na Vila Clementino e no Convento e Santuário São Francisco, na região central, centenas de devotos foram fazer suas orações ao santo franciscano.

Na missa, celebrada ao meio-dia, o reitor do Santuário São Francisco, Frei Alvaci Mendes da Luz, falou sobre como o santo franciscano está presente na origem do Convento, que completa 372 anos no mês de setembro. Em 1639, sete frades vieram do Rio de Janeiro com a missão de fundar uma igreja dedicada ao santo lisboeta em São Paulo. Chegando aqui, eles se depararam com uma capela já dedicada ao santo, localizada na Praça do Patriarca – onde ainda hoje fica a Igreja Santo Antônio. Mas os frades consideraram que o local não era ideal, pois ventava muito e não havia fácil acesso à água. Eles ganharam um terreno próximo e ali começaram a construir o convento no Largo São Francisco. “Como já havia uma igreja dedicada a Santo Antônio, eles dedicaram este local ao Pai São Francisco e a São Domingos, mas trouxeram a devoção a Santo Antônio”, afirmou Frei Alvaci.

Ainda hoje, os devotos de Santo Antônio se dirigem ao local para celebrar sua feliz memória, pedir e agradecer as graças alcançadas. Foi o que fez Thaís e Luiz, que estão noivos. Os dois vieram pedir a bênção para as alianças de noivado. No ano passado, ela veio ao Santuário e rezou a Santo Antônio, pedindo que ele intercedesse por sua vida amorosa. “Veio ele, do jeito que eu pedi”, brincou Thaís. Eles se casam ainda neste ano e vieram ao Santuário agradecer.

Mas Santo Antônio não é somente o santo intercessor para as causas do amor. Ele une as famílias, como afirmou Josefina Caramico. Ela veio do Itaim Bibi e trouxe uma oferta de 130 pães. Destes, ela levou de volta 30 pães, que são distribuídos para a família – entre católicos e evangélicos. Ela conta que a primeira esposa de seu marido ajudava muito o Convento e, antes de morrer,  pediu ao marido que jamais abandonasse o local. E assim eles seguiram a tradição.


VILA CLEMENTINO

Chamados a participar da santidade de Deus

Na Zona Sul da capital, os devotos se dirigiram à Paróquia São Francisco para rezar por Santo Antônio. Desde o início da semana, os voluntários se mobilizaram para organizar uma festa externa, com venda de salgados, itens religiosos e o bolo de Santo Antônio. Na manhã de hoje, centenas de pessoas participaram das celebrações.

A missa das 10h foi presidida por Frei Robson Luiz Scudela, vigário paroquial. Em sua homilia, Frei Robson afirmou que só Deus é santo, mas que ele nos permite fazer parte de Sua santidade. Foi assim com Santo Antônio, mas é assim com cada ser humano. “Santo é quem conseguiu chegar ao coração de Deus”, explicou. “A vida de Santo Antônio deve ser uma provocação para nós”, disse Frei Robson. “Santo Antônio percorreu uma vida que o levou ao coração de Deus. Neste encontro, não existe outra resposta que não seja amar como o coração de Deus ama”, assegurou o frade.

Para ele, o dia em que celebramos a memória de um santo não deve ser apenas um dia de reverência, mas um ponto de partida para uma vida nova, plena em santidade. “Devemos perceber o quanto Deus nos ama e, a partir disto, Ele nos acompanhará”.


VEJA IMAGENS DO DIA FESTIVO NAS TRÊS PARÓQUIAS FRANCISCANAS DE SÃO PAULO

SANTO ANTÔNIO DO PARI


VILA CLEMENTINO


CONVENTO SÃO FRANCISCO