Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Clara, companheira fiel de Cristo

11/08/2017

Notícias

alvaci_110817

Com o tema “Santa Clara, esposa de Cristo”, o pároco e reitor Frei Alvaci Mendes da Luz encerrou o Tríduo em preparação à Festa de Santa Clara de Assis nesta quinta-feira, 10 de agosto, durante a Celebração Eucarística no Convento São Francisco, centro de São Paulo. O Evangelho do dia (Jo 12, 24-26) refletiu a necessidade de abrir mão da própria vida para servir a Deus assim como fez Clara de Assis.

Frei Alvaci recordou os temas anteriores: “Clara Franciscana”, no primeiro dia, e “Clara Mulher”, no segundo dia”, e relembrou ainda momentos importantes da vida de Santa Clara, uma jovem já prometida em casamento, mas que viu o sonho de seguir Jesus falar mais alto.

No Domingo de Ramos, Clara fugiu de seu castelo “vestida como alguém que vai casar”, segundo Frei Alvaci, e abdicou de seu dote para se casar com o mais belo dos príncipes: Jesus Cristo. Sua fuga, pela porta dos fundos, representa simbolicamente a morte e o renascimento para uma vida nova. Companheira fiel de Cristo, Clara nos chama a “abraçar o Cristo Pobre como uma virgem pobre”. Esse convite, através de quatro cartas, ela também fez a Santa Inês de Praga.

Frei Alvaci lembrou que Santa Clara é a Padroeira da TV e contou por que ganhou este título. Segundo a história, por está muito doente, não pôde ir à igreja fazer suas orações e, com a proximidade do Natal, ficou desolada. Mas milagrosamente ela conseguiu ouvir de seu quarto tudo o que acontecia na Santa Missa, mesmo a uma distância que era impossível fazer com que o som chegasse até ela.

Na Ação de Graças, Frei Oldorico emocionou a todos ao entoar um canto instrumental com sua gaita. O celebrante convidou a todos a participarem da Festa de Santa Clara neste dia 11 de agosto com missas solenes durante tudo o dia: às 07h30, 10h30, 12h00, 15h00 e 18h00. Na Missa das 10h30, será celebrado o Jubileu de 190 anos de fundação da Faculdade de Direito do Largo do São Francisco.