Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O modo de falar ‘Paz e Bem’ nas ondas do rádio

04/06/2013

Notícias

alto

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Há um ano, sob a direção de Frei Gustavo Medella, o povo de São Paulo era convidado a entrar na Sala Franciscana, o primeiro programa de rádio da Província da Imaculada Conceição na capital paulista. Nesta terça-feira (04/6), a Sala Franciscana reuniu os seus convidados ao redor da mesa eucarística do Convento São Francisco para celebrar esse 1º aniversário com Missa de Ação de Graças.

Fotos Moacir BeggoO Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanböemmel presidiu a celebração, tendo como concelebrantes Frei Luiz Henrique de Aquino, Frei Gustavo Medella, Frei Diego de Melo e Frei Alvaci Mendes da Luz. O comentarista Frei Alexandre Rohring também explicou que, além da celebração de Ação de Graças, era o quinto dia da Trezena de Santo Antônio, um momento de devoção e preparação para a festa do santo franciscano no dia 13 de junho.

Frei Fidêncio lembrou no início da Missa que São Francisco de Assis era um apaixonado pela comunicação. “Ele queria que a Palavra de Deus chegasse a todas as pessoas através da multiplicação das cópias escritas por ele. Fico imaginando como o Pobrezinho de Assis estaria hoje diante do computador, de um microfone, querendo anunciar ao mundo a Palavra de Deus!”, disse Frei Fidêncio, agradecendo a todos os envolvidos neste trabalho evangelizador do rádio.

Frei Gustavo, que é o pregador da Trezena no Convento São Francisco, fez a homilia e destacou que, em um ano no ar, a “Sala Franciscana” tem acalentado o sonho de levar Paz e Bem pelas ondas do rádio e da internet. “Cada entrevista, cada mensagem, cada oração é um compromisso assumido com o ouvinte, razão de existir de qualquer programa de rádio, o verdadeiro centro das atenções. E é por isso que nesta Sala sempre cabe mais um, mais dez, ou cem ou mil, ou um milhão, porque a Sala tem o tamanho do coração”, enfatizou Frei Gustavo, lembrando que o programa vai mais longe pela internet e é retransmitido pela Rádio Imperial, de Petrópolis.

meioFrei Gustavo também falou de Santo Antônio e recordou que quanto mais ele crescia na justiça e no amor, mais desejava caminhar, referindo ao tema do dia: “Com Santo Antônio, queremos ser justos em nosso proceder!”. Concluindo, convidou a todos: “É com ele que desejamos seguir. Com Santo Antônio, queremos ser justos em nosso proceder”. (veja no site www.conventosaofrancisco.com.br a homilia na íntegra)

O programa Sala Franciscana estreou no dia 4 de junho do ano passado, de segunda a sexta, das 18h às 18h30, pelas ondas da Rádio Nove de Julho (São Paulo, AM 1600 KHz), pela internet (http://tunein.com/radio/R%C3%A1dio-9-de-Julho-1600-s99104/) ou via Facebook.

O programa tem o formato de uma revista diária, com quadros variados e periódicos como o Giro Franciscano, marcado por entradas pontuais das presenças franciscanas de São Paulo e de outros trabalhos da Província; a Patrulha Paz e Bem, que objetiva ser uma patrulha diferente para divulgar boas notícias, boas iniciativas, em contrapartida à avalanche de crimes e tragédias que geralmente predomina no noticiário deste horário (18h às 18h30). Há também um quadro de conscientização ambiental (O meio ambiente e nós), a oração diária do Angelus e a Oração pela Paz, o momento Seja um Benfeitor Franciscano, assumido pelo Pró-Vocações e Missões Franciscanas, entre outras atrações.