Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Rondinha: Frades renovam os votos e o vigor franciscano

08/12/2021

Notícias

Campo Largo (PR) – Nesta quarta-feira, dia 8, durante a Celebração Eucarística na Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, os 24 frades de Profissão Temporária da Fraternidade São Boaventura em Campo Largo (PR) renovaram a Consagração a Deus e revigoraram a promessa de viverem fielmente os Conselhos Evangélicos nas mãos do Guardião Frei Jeâ Paulo Andrade, representante direto do Ministro Provincial.

Na tarde do dia anterior, 7, os frades no Tempo da Filosofia prepararam-se para a renovação dos votos meditando a carta enviada à Provincia da Imaculada Conceição do Brasil pelo Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli, OFM, no dia 15 de novembro deste ano. Tal carta expressa as diretrizes e reflexões levantadas pelo Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores realizado no mês de julho. Deste modo, percebendo as necessidades do mundo atual e acolhendo a inspiração do Espírito do Senhor, os frades se prepararam para dizerem “sim” ao dom da Vida Religiosa Consagrada Franciscana.

A respeito desta preparação interior e fraterna, Frei Fernando Camaxilo Victor, frade no primeiro ano de Filosofia, compartilhou: “O caminho se faz caminhando, já dizia um poeta. Assim, não raro dizemos ou ouvimos que para se chegar aonde se deseja é necessário percorrer um longo caminho. Percorrer o caminho significa viver a vida, degustar cada experiência – seja boa ou ruim –, colher os lucros e os fracassos de cada tempo existencial. Construir-se, por vezes demolir-se. Estar atento às encruzilhadas da estrada e tomar cuidado para não errar a direção.”

“Entre vários ou inúmeros caminhos que a vida nos oferece, nós escolhemos a caminhada religiosa que, apesar dos desafios, estamos firmes e unânimes, com a graça de Deus, neste caminhar rumos ao Pai Celeste. Uma das maiores alegrias que experimentamos durante esta vida, para mim com certeza, foi a Primeira Profissão, talvez para os outros não. Mas, o que mais é importante é a alegria do Evangelho. Entretanto, a Renovação dos Conselhos Evangélicos vem fortalecer e confortar a confiança em Deus e aos irmãos dentro da mãe Fraternidade”, continuou o frade.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Ao decorrer do ano, a Fraternidade São Boaventura encontrou fortes obstáculos como o luto e o confronto direto com a Covid-19, mas, com um olhar esperançoso, o Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima motivou os confrades dizendo: “A Renovação dos Votos é sempre um revigorar-se voltando às origens. Ao Celebrarmos hoje a Festa da Imaculada, aquela que é toda cheia de graça e deixou-se inundar pela graça do Espírito, nós, como frades, só conseguimos viver a fidelidade ao seguimento na graça do Espírito porque é ele que renova, que restaura. Então quando dizemos o ‘sim’ novamente para a nossa Profissão, estamos dizendo que com a nossa limitação, nossa fragilidade queremos revigorar o caminho. De forma a buscar com mais autenticidade esta experiência de fé, de consagração e de seguimento apaixonado por Cristo Jesus”.

Durante a Celebração Eucarística na solenidade da Padroeira da Província iniciada às 10h da manhã, Frei Jeâ Paulo Andrade, guardião da Fraternidade e delegado pelo Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira a acolher os votos dos confrades de Profissão Temporária, motivou em sua homília a perseverarem, como Maria, no “sagrado sim”. Além disto, Frei Jeâ ressaltou que “nós somos chamados e escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis, como São Paulo. Precisamos levar a bom termo o que o Senhor pede a nós. Então realizamos, lutamos nesta caminhada, não por nós mesmos, mas pela causa do Reino. Passamos por dificuldades e alegrias na fraternidade por Jesus”. Por fim, o Guardião da Fraternidade inspirou não só os Professos Simples, mas toda a Fraternidade a renovar ou a revigorar os seus votos: “Queremos renovar com vocês (confrades de Profissão Temporária) a nossa vontade de nos consagrarmos ao Senhor”.

Após a celebração e renovação dos conselhos evangélicos, o representante dos frades no Tempo da Filosofia, Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, partilhou: “Os votos não são meras palavras que são ditas apenas para cumprir um rito, eles são a certeza de que nada me pertence ou nos pertence. Deus deu a vida à cada frade, para bem servirmos a todas as criaturas e entregá-la a Ele e nada melhor do que cumprir esse mandato em fraternidade, sendo obediente, casto e não tendo nada de próprio. Por isso, a caminhada que cada um enfrentou ao longo desse ano de 2021 foi a sua história e a maneira de se purificar, a exemplo de nosso Seráfico Pai, São Francisco, a fim de poder renovar com mais certeza e firmeza o seu compromisso com o Senhor, junto a Igreja e a todo o seu povo. Dito isso é hora de começar (uma nova história) porque pouco ou nada foi feito”.

Os frades que encerraram o curso de Filosofia vão, após um período de férias, para o Ano Missionário, ou seja, para outras realidades da Província, fazendo parte de uma fraternidade e exercendo com ela as tarefas que a identidade franciscana as faz realizar. Frei Sérgio Hide Honna, frade que iniciará está nova etapa formativa, refletiu: “A Província espera que nós, neste Ano Missionário, possamos utilizar o que aprendemos em benefício das pessoas que iremos encontrar na missão. (…) Nós não podemos ficar alheios as diversas necessidades da própria província”.

Após o almoço festivo, os frades que renovaram os votos, como de costume, vão para as férias e para os diversos campos de evangelização e missão desempenhadas pelas Fraternidades que compõem a Província da Imaculada Conceição do Brasil.


Frei Bruno Dias de Deus e Frei Roger Strapazzon