Relíquia de São Francisco chega à Baixada Santista
10/11/2015

Ana Maria Rodrigues
Em 2021 será celebrado em todo o mundo o Jubileu de 800 anos da Ordem Franciscana Secular. No Brasil, em preparação a essa grande celebração, está acontecendo uma peregrinação da relíquia de São Francisco de Assis, juntamente com a imagem do santo.
A ideia partiu do Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular, após receber tão grandes presentes, vindos diretamente da cidade de Assis. A imagem foi um presente da Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos e a relíquia, um fragmento do osso do santo, foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais.
A peregrinação teve início na região Sudeste III da OFS do Brasil, que inclui o Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais. A primeira fraternidade que recebeu a imagem e relíquia foi a fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, localizada no Largo São Francisco, em São Paulo, no dia 20 de setembro de 2015.
A Região Sudeste III, a maior do Brasil em número de fraternidades, é constituída por 8 distritos, sendo que a Baixada Santista faz parte do primeiro distrito, juntamente com a cidade de São Paulo, Grande São Paulo e ABC. Em virtude do elevado número de fraternidades, 86 no total, a peregrinação se encerrará na região em junho de 2016.
A Relíquia na Baixada Santista
Neste dia 10 de novembro, terça-feira, a relíquia de São Francisco será trazida pela fraternidade Nosso Senhor do Bonfim, do Parque das Nações, Santo André (SP), para a fraternidade da OFS Valongo. Será entronizada na missa das 15 horas. Nessa oportunidade será proclamado o início do ano jubilar da OFS Valongo, que em outubro de 2016 estará celebrando 375 anos de existência.
Pelo programa da peregrinação, a relíquia permanecerá dois dias em cada fraternidade, que ficará responsável pela programação do período. No Valongo, a relíquia estará exposta nos dias 11 e 12 de novembro. No dia 13, ela será encaminhada para a fraternidade São Francisco e Santa Clara, no Jardim Irmã Dolores, em São Vicente, onde permanecerá nos dias 14 e 15. No dia 16, a relíquia será encaminhada para a fraternidade Santo Antônio do Embaré, lá permanecendo para visitação nos dias 17 e 18. No dia 19 se encerra a peregrinação na Baixada Santista, e a relíquia será encaminhada para a Fraternidade Santa Izabel da Hungria, na cidade de Ubatuba, litoral Norte, que já faz parte do segundo distrito.
Mais informações, deixamos alguns contatos:
Fraternidade OFS Valongo: (13) 3468 4650 ou 997169466 – falar com Ana Maria: anarodriguesofs@hotmail.com
Fraternidade São Francisco e Santa Clara: (13) 997890090 – falar com Marcelo Ribeiro Santana: marceloribeiro.of@hotmail.com
Fraternidade Santo Antonio do Embaré: (13) 997391306 – falar com Fernando Gregório: Fernando.ofs@hotmail.com


