Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Relatório ao Capítulo chega à parte final nesta manhã

27/11/2021

Notícias

Agudos (SP) – Senhor, quem sois Vós e quem sou eu? Vós o Altíssimo Senhor do céu e da terra; e eu, um miserável vermezinho, seu ínfimo servo… assim começava a oração antes do plenário na manhã deste sábado, 27 de novembro. Após discussão em grupos, iluminada pela parte final do Relatório ao Capítulo, que fora apresentada no dia anterior, os frades voltaram à sala capitular para colocar em comum as reflexões e aprofundar as demandas.

Dimensões transversais ao carisma franciscano, os trabalhos em prol do JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação, e o modo de ser em Sinodalidade, foram os pontos iniciais dessa parte do instrumento de trabalho (o próprio relatório).

Partindo dessas inspirações, o relatório apresentou Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de cada uma das cinco frentes de Evangelização da Província: Educação; Comunicação; Paróquias, santuários e casas de acolhimento; Solidariedade com os empobrecidos; Missões.

A partilha em plenário ressaltou as grandes conquistas nesse triênio, marcadamente as iniciativas em tempo de pandemia, as grandes fragilidades que temos em todos os serviços, e, ao mesmo tempo, o reconhecimento do esforço em servirmos cada vez melhor ao Reino de Deus nos trabalhos que assumimos.

Após a apresentação e discussão do relatório, temos uma visão mais realista de nossa Fraternidade Provincial. Iluminados pelo diálogo e partilha há mais consciência dos valores de nossa vocação, de nossas responsabilidades e desafios. Com uma consciência mais clara podemos reassumir diariamente nossa vocação.

Neste sábado, a parte da tarde está reservada para eleição e posse do novo Ministro Provincial.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.