Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Regional da OFS promove Dia da Escuta aos hansenianos

28/08/2012

Notícias

O último domingo, 26 de agosto, foi um dia de solidariedade aos hansenianos em Itaboraí (RJ). Diversas fraternidades franciscanas seculares do Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular (OFS) participaram do IV Dia da Escuta na colônia localizada no entorno do Hospital Estadual Tavares de Macedo, cuja especialidade é o tratamento de pacientes hansenianos.

O encontro é promovido anualmente com o objetivo de proporcionar aos irmãos e irmãs franciscanos seculares um ambiente de convívio fraterno, e a oportunidade de conhecer histórias de vida de pessoas que ficaram estigmatizadas pela doença e pelo preconceito, mas que dão grandes exemplos de como superar as adversidades da vida.

O encontro iniciou-se com um farto café da manhã partilhado pelos irmãos que, com alegria e singeleza de coração, colocavam sobre a mesa seu alimento e se abraçavam revivendo o carisma primitivo da Ordem Franciscana. Após o café, a pequena capela da colônia ficou pequena para receber tantos irmãos presentes à Santa Missa presidida por frei Tony, ofm, e concelebrada por frei Leonardo Aureliano, ofm.

Frei Tony ressaltou a importância da atividade promovida pela OFS e que a vivência fraterna se dá com pequenos gestos de escuta, partilha e de presença solidária entre os mais pobres tão amados por Cristo e caros a Francisco e Clara de Assis.  Pediu ainda a colaboração de todos para tornar a hanseníase mais conhecida e, assim, precocemente diagnosticada e combatida. Em sua fala, frei Tony destacou o projeto ‘Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase’, que há mais de vinte anos é realizado pela Província da Imaculada Conceição do Brasil. O projeto engloba um trabalho espiritual, social e de educação em saúde para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e oferecer informações e apoio psicossocial, numa perspectiva de ação protetora dos direitos do cidadão. Além disso, o projeto busca articular o poder público com a sociedade civil em geral para a eliminação da Hanseníase no Brasil.

Durante a manhã, os irmãos dividiram-se em grupos guiados por membros da fraternidade local para a realização das visitas às enfermarias e casas das famílias da colônia. Esse momento enriquecedor foi marcado pela escuta e também pela troca de vivências e tocou fundo na alma de cada irmão em cada gesto de acolhida e de solidariedade, que permitiram enxergar no rosto do irmão sofredor a face de Cristo, de Francisco e de Clara.

Após a visita fraterna os irmãos partilharam o almoço e as sobremesas com muita alegria e espontaneidade, louvando e glorificando a Deus e dando graças pela vocação franciscana e a vidaem fraternidade. Ospresentes ainda puderam partilhar as ricas experiências vividas durante as visitas e o convívio com os irmãos de outras fraternidades que dão frescor e revigoram o do carisma franciscano.

A presença solidária entre os pobres e leprosos está na essência do carisma franciscano. Francisco e Clara de Assis tinham uma predileção pelos leprosos e deles cuidava com inefável amor. O próprio Pai Seráfico superou o preconceito que tinha dos leprosos e assumiu a condição vivida por eles em sua época, sentindo o abandono, exclusão e sofrimento em que viviam e vendo no rosto daqueles enfermos e marginalizados a presença do Senhor.
A mística franciscana nos impulsiona a prosseguir a obra de São Francisco que teve sua conversão determinada pelo encontro com o leproso o qual acolheu com um abraço e um beijo. Esse gesto de Francisco simboliza o modo cristão e franciscano de ver, sentir e estar no mundo de uma nova maneira, pondo-se a serviço das pessoas em situação de vulnerabilidade e daqueles que ainda padecem com a hanseníase apesar do desenvolvimento da ciência e das práticas terapêuticas.

O Regional Sudeste II da OFS agradece aos freis Tony e Leonardo e à comunidade local pela fraterna acolhida oferecidas a todos neste dia em que o Senhor operou maravilhas!

“Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para leprosos. E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu tive misericórdia com eles. E enquanto me retirava deles, justamente o que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo. E depois disto demorei só bem pouco e abandonei o mundo”. São Francisco de Assis