Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Rádio Celinauta celebra 70 anos em Pato Branco

31/07/2024

Notícias

Nesta quinta-feira, 31, a Rádio Celinauta, emissora franciscana da cidade de  Pato Branco (PR), está completando 70 anos. Esse importante veículo de comunicação marcou  a história do Sudoeste do Paraná e da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Desde o início de suas atividades, o propósito de difundir o Evangelho e  informações de forma ética e comprometida com as tradições e a cultura paranaense, fizeram com que a emissora tornasse um importante elo entre a Igreja e o povo de Deus. Pelas ondas do rádio, a rádio assumiu, desde o início, o compromisso de propagar os ensinamentos de Jesus Cristo, a partir do carisma e da espiritualidade franciscana.

Falar sobre a história da Celinauta, é na verdade traçar uma linha do tempo vinculada ao desenvolvimento econômico e social  da região. Tudo começou, em 1954, quando Frei Policarpo Berri, com autorização da Província,  adquiriu a antiga Rádio Colméia. 

O frade não sabia que ali começava uma trajetória que impactaria a região paranaense e permitiria que os frades franciscanos, além de difundir a Palavra, favorecessem, inclusive, a economia local por meio da geração de empregos e a disposição na geração de informações de utilidade pública. Além disso, a emissora revelou grandes talentos de comunicação por meio de seus microfones.

Missa de Ação de Graças

Dentre as atividades programadas em comemoração aos 70 anos da Rádio Celinauta, nesta terça-feira, 30, foi celebrada uma Santa Missa de Ação de Graças, na  Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, presidida pelo Frei Gustavo Wayand Medella, Vigário provincial.

A celebração contou com  momentos de grande emoção, iniciando com a entrada da equipe que compõe o quadro de comunicadores e demais funcionários de outros setores da emissora, seguidos pelos frades franciscanos da Fraternidade  São Pedro Apóstolo e aqueles já não residem na cidade, mas fizeram questão de estar presentes.

Em sua homilia, o Frei Gustavo agradeceu o trabalho dos comunicadores, que durante sete décadas levaram a mensagens franciscanas através dos microfones da Celinauta. “Queremos agradecer o trabalho de todos os comunicadores, colaboradores, confrades, que agora têm a missão de seguir adiante, mantendo viva a chama dos sonhos de Frei Policarpo e a missão franciscana”, destacou.

Dom Frei João Bosco, viajou de Osasco (SP) para participar das comemorações de aniversário da emissora O frade presidiu a Fundação Cultural Celinauta até sua nomeação como Bispo de União da Vitória, no Paraná, em 2007 e, em 2014, foi nomeado Bispo de Osasco, pelo Papa Francisco. “Eu preciso dizer que aquilo que vivemos, nunca se perde e,  ao voltar aqui vinte anos depois, sentimos a mesma alegria e vibração. Sabemos que este projeto é de Deus, e damos graças por tudo o que foi realizado antes, durante e depois de minha passagem por aqui, a Rádio Celinauta está em nossos corações”, afirmou

Frei Volney Berkenbrock, Diretor da Editora Vozes, fez questão de participar das comemorações. “Os 70 anos da Celinauta é algo fantástico porque Frei Policarpo foi um visionário, quando em 1954 percebeu a importância do Rádio como ferramenta de evangelização, antes do Concílio Vaticano II, quando havia uma grande expectativa por mudanças na Igreja Católica. Frei Policarpo percebeu os ventos da mudança e trabalhou durante a sua vida pela comunicação. Agradecemos a Deus por ele e pela história dessa emissora”, salientou

A Editora Vozes, importante promotora do conhecimento por meio dos livros e outros produtos que fortalecem o desenvolvimento intelectual e religioso, já soma 120 anos de história. 

Frei Alex Sandro Ciarnoski, Diretor Assistente da Fundação Cultural Celinauta, foi de Concórdia (SC), para participar das festividades. “Estamos felizes pelo que representa a história da Rádio Celinauta para o Sudoeste do Paraná. Com certeza é uma emissora que contribuiu de forma significativa para o progresso desta região, pois está sempre ao lado da comunidade, nos momentos felizes e difíceis. A Celinauta sempre esteve ali, como defensora dos direitos humanos, transmitindo a mensagem franciscana de Paz e Bem através de seus microfones”, disse o frade. 

Para o Diretor Presidente da Fundação Cultural Celinauta, Frei Neuri Francisco Reinisch, celebrar os 70 anos tem sido uma reflexão sobre a importância da emissora para a missão evangelizadora dos frades franciscanos no Sudoeste do Paraná. “Hoje estamos com os representantes da Província da Imaculada Conceição do Brasil, em Pato Branco, honrando a memória dos que partiram com nosso querido Frei Policarpo, Frei Nelson Rabelo e tantos outros que ajudaram na construção da trajetória da emissora. Temos uma grande gratidão por essa missão, que agora segue adiante por nossas mãos, e ainda pelas mãos dos que virão”.


Betto Rossatti- Pato Branco