Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Queremos e devemos ser santos”, diz Frei Paulo

03/06/2017

Notícias

Na noite de sexta feira (02/06), o oitavo dia da Novena de Pentecostes, no Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES),  teve como tema “Ter o Espírito do Senhor e seu santo modo de operar”. Representando a Fraternidade do Convento da Penha, presidiu a Celebração Eucarística Frei Pedro de Oliveira, sendo o pregador, Frei Paulo Roberto Pereira, atual guardião. Participou da celebração o irmão leigo Frei Pedro Engel. Neste dia da novena, a intenção da comunidade reunida esteve voltada aos jovens. Cantando o refrão “a nós descei divina luz”, alguns jovens entraram em procissão, trazendo a oitava vela.

Frei Paulo iniciou sua homilia falando que as faixas espalhadas pelas ruas da cidade anunciavam a alegria da festa do Santuário. E continuou reforçando que “estamos vivendo o jubileu dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, e junto da devoção à Virgem de Aparecida, o jubileu de 50 anos do nosso Santuário”. Explicou a origem do que viria a ser “celebrar o jubileu”. “Em sua origem – disse Frei Paulo – jubileu significa o toque de uma pequena trombeta, feita de chifre de carneiro. Ao executar o toque dessa trombeta, era anunciado o tempo de festa”.

Recorrendo a outros significados, ainda disse Frei Paulo: “O jubileu é um tempo de perdão das dívidas.  O perdão enchia a vida do povo.  Era tempo da terra descansar e se refazer.  É o tempo da renovação da aliança de vida e libertação. Por isso, a graça do Senhor se faz vida em nós.

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

“É importante viver esse momento e vivê-lo com graça.  São Francisco tinha uma intimidade muito grande com o Espírito Santo. É o Espírito de Deus que coordena a ação de todos os franciscanos desde o primeiro dia da Ordem Franciscana. Uma das virtudes franciscanas é o desprendimento, a pobreza…  São Francisco pregava que se tivessem que desejar alguma coisa, que desejassem possuir o Espírito do Senhor e seu Santo modo de operar”, comentou Frei Paulo.

Tendo em mente São Francisco, Frei Paula falou: “Para sabermos se um irmão tem de fato o Espírito do Senhor, devemos observá-lo fazendo alguma coisa.  Se por um acaso, ele se exaltar e se mostrar muito orgulhoso de suas obras, ele não tem o Espírito do Senhor. Porque faltou-lhe humildade.  Deus age em nós!  E a graça do Senhor faz grandes coisas. Cultivar o Espírito do Senhor é a missão de todos nós.  Nos faz cultivar e praticar a humildade, a paciência. O Espírito do senhor e seu modo de operar está relacionado à obra, à construção, a fazer algo em prol do outro”, acrescentou o pregador.

“Ter o Espirito do Senhor e agir como ele age, é dom, é graça é mover-se por Ele. Por graça recebemos o Espírito e por esforço nosso podemos produzir boas obras.  Nós que professamos a Santíssima Trindade sabemos que o Espírito de Deus existe e age desde que o mundo é mundo. O Espírito do senhor é o sopro de Deus que habita o nosso pulmão. É aquele que dialoga com a Virgem Maria. E nós temos esse Espírito que nos encoraja e nos enche de esperança”, continuou.

SANTIFICADOR

Para Frei Paulo, o Espírito de Deus é Santo e por isso merece nosso louvor.  “Além de ser santo é santificador. E essa é a grande obra do Espírito de Deus: nos santificar.  Queremos e devemos ser santos.  É o Espírito do Senhor que nos move apesar de nós.  Quando Jesus pergunta a Pedro se ele o ama, está oferecendo a oportunidade de redimir-se.    O Espírito de Deus nos fortalece para que possamos dizer 3, 5, 10mil vezes mais: ‘sim Senhor eu te amo’, ensinou o guardião da Penha.

Frei Paulo finalizou a homilia reforçando: “O Santuário do Divino Espírito Santo é um campo fértil para que possamos sentir e viver o amor de Deus.  É um local para aprender e partilhar. Viemos aqui para beber dessa fonte do Espirito de Deus. Temos a missão de encher a terra com o leve anúncio de que o Espírito Mora em nós”.

Após a Comunhão, um jovem da comunidade entregou a Frei Paulo um presente como forma de agradecimento pela participação na Celebração.  Frei Djalmo agradeceu a participação de toda a Fraternidade do Convento e fez o convite para o nono dia da Novena que terá a celebração Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial. A celebração será por todas as pastorais, movimentos e serviços da Comunidade.  Convida também para a Vigília que terá início às 22h30, indo até as 06h30 da manhã de sábado.

Na bênção final, Frei Paulo convidou os jovens para que se aproximarem do altar para juntos pedirem e partilharem a bênção de Deus e a proteção materna de Nossa Senhora.  Pediu que a comunidade reze pelo jovens, principalmente pelos que morrem prematuramente diante da violência.

Pascom da Paróquia do Rosário