Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Conferência dos Religiosos e Pastorais Sociais celebram no Campinho

24/04/2017

Notícias

Érika Augusto

Vila Velha (ES) – Nesta segunda-feira, 24, dia em que se celebra Nossa Senhora da Penha, o Campinho, no Convento da Penha, recebeu muitos fiéis. Mesmo com a chuva, que persistiu em cair, os devotos vieram prestar sua homenagem neste que é o último dia da Festa da Penha 2017.

Durante a madrugada, foram celebradas missas na capela do Convento, com grande participação dos devotos. Logo cedo, às 7h, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) celebrou a Eucaristia, com a presença de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de diversas congregações. A Missa foi presidida por Pe. Humberto Henriques da Silva, Missionário do Sagrado Coração, que é Secretário do Regional Vitória da CRB.

Em sua homilia, Pe. Humberto falou sobre o amor e a fidelidade no seguimento a Jesus Cristo e da perseverança necessária para a missão. “Num mundo como o nosso, tão envolvido em violência, medo, trevas, dificuldade, é preciso ser muito fiel a Jesus Cristo para amar. Não é coisa fácil, e não é coisa para qualquer um. Isso é somente para aqueles que são de fato nascidos do alto”, afirmou.

Ele disse ainda que este caminho de seguimento não é um caminho de fantasias, mas um caminho de um amor muito concreto. E recordou a missão de Nossa Senhora. “Na Cruz, Maria assume a maternidade humana e a maternidade que vem do Espírito, por isso ela é a Mãe de todos nós”, concluiu.

PASTORAIS SOCIAIS

Às 10h, foi momento das Pastorais Sociais celebrarem a Eucaristia no Campinho. A chuva, que estava fraca até então, ficou mais intensa no fim da manhã. O coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Vitória, Pe. Anderson Teixeira, presidiu a Celebração, que foi concelebrada pelos diáconos e padres da Arquidiocese e pelos frades.

Em sua homilia, Pe. Anderson recordou as diversas manifestações dos fiéis durante todo o Oitavário. Ele recordou que a Festa de hoje apresenta Maria como serva que, diante da necessidade de Isabel, vai ao seu encontro. “É neste contexto, de serviço, de gratuidade, generosidade, que a Igreja reúne seus filhos e filhas que atuam nas Pastorais Sociais para manifestar seu carinho e sua fé diante de Nossa Senhora”, afirmou.

Ele destacou ainda que a ação de cada membro das pastorais presentes não era feita por mérito ou capacidade, mas pela ação do Espírito Santo, através de Jesus Cristo e de Nossa Senhora e que, ao subir ao Convento da Penha neste dia, estes agentes estavam renovando seu sim a esta missão.

No momento de ação de graças, as pastorais foram convidadas a entrarem em procissão com suas bandeiras e símbolos. Uma faixa com os dizeres: “Dai-nos a bênção, ó Virgem Mãe, ensina-nos a cuidar dos mais fracos e lutar contra o mal”, também foi levada ao presbitério. As pastorais rezaram, pedindo a intercessão de Nossa Senhora.
Antes da bênção final, o seminarista Vitor Noronha convidou os presentes para a Marcha pela vida e cidadania, que acontece no dia 1º de maio, às 8h. Cinco eixos são defendidos: Biomas e denúncia do crime socioambiental da Samarco/Vale no Rio Doce, PEC 241 e redução de gastos públicos, crise da segurança e as diversas violações de direitos humanos, morte das mulheres e dos jovens, especialmente os negros, as reforças injustas, que sacrificam os menos favorecidos.

Aconteceu ainda um momento de agradecimento aos voluntários que cuidaram da tenda da criança, que ficou no Campinho durante todos estes dias de Oitavário. Dois meninos trouxeram em procissão o fruto desta tenda: colagens feitas pelas crianças, uma com o desenho do Convento e outro com a imagem de Nossa Senhora da Penha.