Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província: Visita canônica começa neste sábado

10/07/2015

Notícias

Nestor-820

FREI GUSTAVO MEDELLA

São Paulo (SP) – Começa neste sábado, dia 11 de julho, o processo de  visita canônica à Província da Imaculada Conceição do Brasil, já em vista do próximo Capítulo Provincial, a ser realizado em janeiro de 2016. O visitador eleito para esta função foi Frei Nestor Schwerz, da Província de São Francisco, RS. Frei Nestor assumiu o lugar de Frei Valmir Ramos, da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, SP, que havia recebido o encargo por primeiro, mas acabou eleito Definidor Geral para a Ordem Franciscana no Capítulo Geral deste ano.

A visita vai começar pela Fraternidade do Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, Centro do Rio de Janeiro. Em seguida, Frei Nestor segue o cumprimento do cronograma já estabelecido até o final de novembro deste ano, quando se encerra esta etapa de visitação, na Fraternidade do Convento São Francisco, em São Paulo, SP. Vão ser quase seis meses de intensa atividade, período em que Frei Nestor irá conversar pessoalmente com cada um dos quase 300 frades da Província, além de buscar informações e impressões sobre o trabalho de evangelização realizado pelos irmãos. Estão previstos também encontros com bispos das Dioceses onde os frades atuam, leigos em geral e também com as fraternidades da Ordem Franciscana Secular que estão sob o cuidado dos frades. Está também prevista sua ida à Fundação Imaculada Mãe de Deus, em Angola, país onde os frades estão presentes em missão há 25 anos.

Em carta enviada a todos os frades da Província, O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel lembra que “Frei Nestor, segundo as nossas Constituições Gerais, em nome do Ministro Geral, visita nossas fraternidades para: conversar com cada um de nós; conhecer as nossas condições; examinar nossas iniciativas; fomentar as nossas atividades; promover entre nós o espírito de fraternidade; admoestar e confortar a cada um de nós segundo a Regra e corrigir-nos em nome e com a autoridade do Ministro Geral. (cf. CCGG Art. 213 e RB 10,1, RnB 4,2)”. Até maio deste ano, Frei Nestor Schwerz morava em Roma, onde estava a serviço da Ordem como Definidor Geral.