Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província Santíssima Trindade do Chile tem um novo governo provincial

25/01/2022

Notícias

Frei Carlos Guillermo Paz Guzmán, da Província de São Francisco Solano, na Argentina, foi nomeado Ministro Provincial da Província da Santíssima Trindade do Chile. Frei Raúl Segundo Allimant Jiménez foi nomeado Vigário Provincial. Para o cargo de Definidores Provinciais foram eleitos os seguintes irmãos: Frei Sergio Andrés Villalobos Ocaranza, Frei Ricardo Aníbal Vásquez Olguin, Frei José Manuel Hernández Vásquez e Frei Nicolás Andrés Alfaro Varas.

A nomeação do novo Ministro Provincial e do Definitório foi feita pelo Ministro Geral juntamente com seu Definitório e publicada em 24 de janeiro, durante o Capítulo Provincial que se celebra na Casa “Alvernia” de 24 a 31 de janeiro de 2022 em São Francisco de Mostazal, Região Libertador General Bernardo O’Higgins, Chile.

Durante sete dias, os capitulares se dedicaram a refletir sobre o estado da Província em suas diversas esferas: Fraternidade, Evangelização, Missão, Justiça, Paz e integridade da Criação, Economia e revisão dos Estatutos Provinciais.

Para acompanhar as atividades do Capítulo, o Vigário Geral da Ordem, Frei Isauro Ulises Covili Linfati, e o Definidor Geral, Frei César Külkamp, ​​visitam o Chile para ajudar a Província a percorrer um caminho de profunda renovação e revitalização.

Frei Carlos Guillermo Paz, ofm

Desde o mês de julho, com a eleição de Frei Isauro Covili para Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores, o serviço do ministro provincial estava sendo feito pelo vigário Frei Santiago Andrade Triviño.

A Província Santíssima Trindade é uma das mais antigas da América Latina. A sua fundação tem início com a chegada dos frades missionários do Peru em 1553, que se ocupam com a evangelização dos indígenas, a atenção espiritual dos espanhóis e a organização da Ordem dos Frades Menores. A primeira fundação corresponde ao convento de Santa Lucia, em 3 de outubro de 1553, em Santiago. A segunda fundação ocorre em novembro do mesmo ano, em Concepción. Em 7 de outubro de 1554, os franciscanos ocuparam a Ermida de Nossa Senhora do Socorro, atual convento de São Francisco de la Alameda. À medida que a conquista avança, novas fundações são adicionadas: Valdivia, La Serena, Angol, Imperial, Villarrica e Castro.

O Capítulo Geral da Ordem, realizado em Valladolid em 1565, com a aprovação de Pio V, declarou a Custódia do Chile independente da Província do Peru, elevando-a à categoria de Província com o título de Santíssima Trindade, que conserva até hoje.

Já são 469 anos de serviço fraterno, respondendo a partir do carisma franciscano, às necessidades mais urgentes de nossa sociedade chilena.

A Província Santíssima Trindade faz parte da Conferência Franciscana Brasileira e Cone Sul (CFByCS).


Fonte: https://franciscanos.cl