Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província Madre Regina elege novo Governo Provincial

22/07/2021

Notícias

Neste dia 21 de julho, a Província Madre Regina elegeu seu novo Governo Provincial durante o  Capítulo Provincial que começou no dia 18 de julho e tem como tema: “Chamadas ao ministério  da  reconciliação” e lema: “Quem está em  Cristo  é  nova criatura” (2Cor5,17). Estão participando do Capítulo a Madre Geral, Irmã Ivone Wiest; Irmã Marcilene, Conselheira Geral, e mais 30 Irmãs das comunidades da Província que tem como fundadora Madre Regina Protmann.

O governo Provincial está assim composto agora: Ir. Adelaide Schmoeller, coordenadora Provincial ; Ir. Adriana  Ribeiro, vice-coordenadora Provincial ; conselheiras:  Ir. Euza  Maria  de  Almeida,  Ir. Maria da Penha Fiorido, Ir. Luzia Cavazzoni.

A chegada das primeiras irmãs da Congregação de Santa Catarina no Brasil teve início com uma carta de Frei Ciríaco Hielscher a Madre Gaudência, convidando-a para virem ao país, a fim de educar os filhos dos colonos alemães. Levou um mês até chegar às mãos da destinatária a carta com o convite! Pode-se imaginar com que emoção Madre Gaudência acolheu o convite de Frei Ciríaco. Era um apelo do Senhor em resposta aos anseios missionários das filhas de Madre Regina.

Foi, certamente, com alegria e ação de graças ao Senhor que Madre Gaudência transmitiu às Irmãs dos quatro conventos o convite de Frei Ciríaco e um sim generoso ecoou pelos muros dos conventos. Muitas candidatas se apresentaram. Na correspondência com Frei Irineu Bierbaum, OFM, em Dusseldorf, ficou decidido que as quatro Irmãs viajariam no dia 18 de maio de 1897, quando seis irmãos franciscanos também viajariam para o Brasil.

Aos 16 de junho de 1897, depois de longa viagem, quatro irmãs da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, V.M.,  chegaram ao Brasil: Ir.Dária Beckmann, Ir.Irmengard Preuschoff, Ir. Rosa Woynod, Ir.Crescência Bleise estabeleceram-se em Petrópolis (RJ) perto da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. E assim iniciaram uma fecunda e laboriosa missão. Fundaram a primeira casa-residência e uma escola para educar os filhos dos colonos alemães. No final do mesmo ano, outras irmãs se uniram ao grupo e, pouco a pouco, a missão cresceu e também desafios. Hoje, estão em muitas outras cidades do Brasil. Vivendo em comunidades, acolhendo e servindo conforme o carisma da Congregação, elas conduzem fielmente o legado das irmãs pioneiras em terras brasileiras.

Foto do governo: Irs.Adelaide ( orquídea branca) Ir Adriana ( orquídea rosa) Conselheiras: Ir. Maria da Penha; Ir.Euza, e, de joelhos, Ir Luzia

Saiba mais sobre a Congregação Madre Regina:
https://paroquiadosagrado.com.br/congregacao-das-irmas-de-santa-catarina/


Frei Augusto Luiz Gabriel