Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província do Maranhão e Piauí tem novo Ministro Provincial

09/01/2019

Notícias

A Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção, presente nos estados do Maranhão e Piauí, está em Capítulo Provincial e elegeu, na manhã desta quarta-feira, 9 de janeiro, o novo Ministro Provincial para o próximo sexênio: Frei Antônio Pachêco Ramos.  Para Vigário Provincial foi eleito Frei Miguel Kleinhans, que recentemente foi Visitador Geral da Província da Imaculada Conceição. Para Definidores, foram eleitos: Frei João Paulo Andrade Moreira; Frei Ivaldo Evangelista Mendonça; Frei James Carneiro de Sá Alencar; e Frei Cristóvão Jackson dos Santos Melo.

Natural de Copem, zona ruaral de Bacabal (MA), Frei Antônio, que substitui a Frei Bernardo Brandão, nasceu em 4 de julho de 1960. É filho de José Santos Ramos e Maria Pacheco Ramos. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores recebendo o hábito franciscano no dia 1º de fevereiro de 1987 e fez a profissão dos primeiros votos em 2 de fevereiro de 1988. Sua profissão solene foi em 6 de janeiro de 1992. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí. Foi ordenado presbítero na Igreja de São Francisco das Chagas, em Bacabal, pela imposição das mãos de Dom José Alonso Gonzales no dia 14 de agosto de 1996.

Como sacerdote, trabalhou na Paróquia de São José, em Lago da Pedra; na Paróquia São Francisco das Chagas, em Bacabal; e atualmente é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Glória e guardião do Convento anexo. Também foi Definidor Provincial de 2007-2012 e de 2016-2018.

O Capítulo Provincial tem como tema: “Fraternidade, solidariedade e missão” e lema: “Caminhando juntos, somos irmãos”. Este momento analisa a caminhada provincial, os passos dados nos últimos seis anos, que foram conduzidos pelo Ministro Provincial Frei Bernardo Brandão, e planeja os próximos passos da missão provincial, com solidariedade e fraternidade.

O Visitador Geral designado pela Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores é Frei João Carlos Karling, da Província de São Francisco de Assis no Rio Grande do Sul. Ele acompanhou a Província desde 2017 na sua missão de conhecer os frades da Província, os conventos, e os serviços até chegar à presidência deste Capítulo.

O Capítulo se estenderá até sexta-feira à noite (19 horas), no Centro Franciscano de Animação Missionária (Cefram), encerrando-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo de Bacabal, Dom Armando Martín  Gutiérrez.