Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província de Santo Antônio elege novo governo

07/03/2016

Notícias

governo_recife

O Definitório Provincial da Província Franciscana Santo Antônio, a mais antiga do Brasil, elegeu nesta segunda-feira, 7 de março, Frei João Amilton dos Santos para o serviço de Ministro Provincial, já que o então Ministro Frei Beto Breis foi nomeado bispo Coadjutor da Diocese de Juazeiro (BA).

A sua eleição, contudo, acabou levando a outras duas eleições: uma para Vigário Provincial e outra para Definidor. Isso porque Frei Amilton vinha assumindo o serviço de Vigário Provincial e Guardião da Fraternidade de Salvador-BA. Para o seu lugar foi eleito Frei Sérgio Moura Rodrigues, que era Definidor. Foi preciso, então, um terceiro escrutínio para preencher esta vaga no Definitório.  Frei Romualdo Bezerra de Araújo, atualmente Guardião da Casa Provincial, no Recife, foi eleito e completou o novo governo da Província.

Além de Frei Romualdo, a Província de Santo Antônio conta com os definidores: Frei Severiano Alves Barbosa, Frei Rogério Rodrigues da Silva, Frei Lenilson Santana Santos, Frei Gilmar Nascimento da Silva, e Frei Wellington Buarque de Souza.

A posse do novo Ministro Provincial, no entanto, só acontecerá após a confirmação da eleição pelo Ministro Geral e seu Definitório, em Roma.

OS ELEITOS

ministroMinistro Provincial

Natural da cidade de Milagres, Ceará, Frei João Amilton ingressou na vida religiosa franciscana aos 25 anos, realizando seu noviciado no Convento de Nossa Senhora das Neves em Olinda-PE. No mesmo convento foi ordenado diácono 12 anos depois e, em agosto de 1987, foi ordenado presbítero. Trabalhou em paróquias como Alhandra-PB, Campo Formoso e foi também foi pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, no Ceará.

 

vice

Vigário Provincial

Frei Sérgio Moura Rodrigues dos Santos é natural de Quixeramobim – CE, e havia sido eleito Definidor Provincial também no Capítulo de novembro de 2014. Assume o serviço de guardião da Fraternidade de Canindé-CE. Ingressou na vida religiosa Franciscana em 2002, realizando seu noviciado em Ipojuca-PE. Fez a profissão solene em 12 de outubro de 2007 e foi ordenado presbítero em 17 de novembro de 2012.

 

 

definidor

Definidor

Frei Romualdo Bezerra de Araújo é natural de Sertânia-PE. Atualmente exerce o serviço de guardião do Convento Santo Antônio, no Recife – Casa Provincial. Ingressou na Ordem Franciscana em 1982, realizando sua profissão solene em 1987. Foi ordenado presbítero em 10 de agosto de 1991.

 

Conheça a Província de Santo Antônio do Brasil