Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província da Imaculada torna-se parceira do Papa na Semana Laudato Si’

03/03/2020

Notícias

 

                                                                                                                    Imagem ilustrativa: Captura de tela do vídeo do Papa

A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, através do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), aceitou o convite do Papa Francisco (veja o vídeo deste convite) para celebrar o quinto aniversário da Laudato Si’ na Semana Laudato Si’, do dia 16 a 24 de maio.

O programa de uma semana coincide com o quinto aniversário da assinatura da Laudato Si’ e procura envolver os 1,3 bilhões de católicos do mundo em ações ambiciosas para proteger nossa Casa Comum. Com cerca de um sexto da população mundial e organizada em mais de 220 mil paróquias em todo o mundo, a Igreja Católica desempenha um papel único e vital na abordagem da crise ambiental. Em seu vídeo, o Papa Francisco reflete sobre a proteção ambiental como um tema central de seu papado e incentiva os fiéis a participarem da Semana Laudato Si’:

“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, as crianças que estão crescendo? Motivado por essa pergunta, gostaria de convidá-los a participar da Semana Laudato Si’, de 16 a 24 de maio de 2020. É uma campanha global por ocasião do 5° aniversário da carta encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum. Renovo o meu chamado urgente por uma resposta à crise ecológica. O grito da terra e o grito dos pobres não aguentam mais. Cuidemos da criação, dom de nosso bom Deus criador. Celebremos juntos a Semana Laudato Si’. Que Deus os abençoe e não se esqueçam de rezar por mim.”

“Vale destacar que a partir dessa convocação, haverá uma mobilização das nossas Fraternidades e Paróquias para que se engajem nas iniciativas propostas pela Semana Laudato Si’. Além disso, essa é também uma proposta de continuidade das Missões Franciscanas da Juventude, pois todos os nossos jovens serão convocados a se mobilizarem localmente para também realizarem atividades que reforcem a importância do Cuidado com a Casa Comum e da Ecologia Integral”, destacou Frei Diego Melo, animador do serviço de JPIC na Província e das Missões Franciscanas da Juventude, que recentemente, em Xaxim, abordou a questão ambiental na sétima edição deste evento.

A encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco convoca à oração e ação para proteger o meio ambiente em milhares de comunidades católicas e deu novo impulso a comunidade católica para cuidar da criação. No entanto, a análise científica revela que o ritmo das mudanças climáticas e das extinções massivas continuam aumentando. Para enfrentar esse desafio, os compromissos mais ambiciosos são uma necessidade urgente.

Nesse contexto, o Papa Francisco e o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano convidam as comunidades católicas a refletirem sobre suas ações já realizadas e a darem o próximo passo. As ações ambiciosas variam para cada comunidade; um guia de sugestões para as ações mais impactantes está disponível no site da Semana Laudato Si’.

O aniversário da Laudato Si’ coincide com outros eventos ambientais significativos que ocorrerão ainda este ano. Em novembro, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, os países anunciarão seus planos para cumprir as metas do acordo climático de Paris. A conferência da ONU sobre biodiversidade, onde o mundo terá a chance de estabelecer metas significativas para proteger a criação, ocorrerá em outubro.

“O Papa Francisco está nos chamando a retornar ao âmago de quem somos como cristãos: pessoas que amam o próximo como a si mesmo. A catástrofe climática está aumentando o risco de fome, doenças e conflitos para nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis. Cada minuto que passamos alterando o clima do planeta é uma tragédia para os mais vulneráveis. O Papa Francisco está nos chamando com urgência a agir de acordo com os valores de nossa fé, aqui e agora ”, disse Tomás Insua, diretor executivo do Movimento Católico Global pelo Clima.

Um kit de recursos compreensivo e modelos de materiais promocionais, se encontram no site da Semana Laudato Si’.

A Semana Laudato Si’ é promovida pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e facilitada pelo Movimento Católico Global pelo Clima e o Renova+ em colaboração com um grupo de organizações parceiras. Mais informações sobre os parceiros se encontram aqui.