Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Profissão solene na Fraternidade de Santa Clara

19/12/2012

Notícias

A Ordem Franciscana Secular ganhou mais um irmão professo solene. Aristeu Bertelli da Silva, da Fraternidade Santa Clara, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, deu o seu sim definitivo ao projeto de São Francisco de Assis durante a celebração presidida pelo assistente espiritual desta Fraternidade, Frei Estêvão Ottenbreit, na residência da irmã Analtiva Silva Junqueira de Andrade, no dia 29/11. Nesta Fraternidade, as reuniões acontecem nas residências dos professos.

Durante a celebração, que encerrou as atividades da Fraternidade, estavam presentes Frei Alberto Beckhäuser, OFM, o assistente fundador, e o pai do neoprofesso Aristeu Bertelli.

A liturgia foi preparada tendo em vista o tempo do Advento. No centro da mesa, foram colocadas quatro velas acesas ao redor da Bíblia. Durante o rito, as três velas, simbolizando a paz, a fé e amor, foram apagadas depois de o leitor lembrar que suas chamas não foram alimentadas. Mas a quarta vela mostrou que a esperança de um mundo novo está viva no Menino Jesus. “Para construir a paz, aumentar a fé, permanecer no amor é preciso sempre manter acesa a chama da esperança na vinda do Filho de Deus”, disse Frei Estêvão.

Em seguida deu-se início ao rito de profissão conduzido pelo ministro da Fraternidade, Rosalvo Gonçalves Mota, e pelo formador João Pedro Fonseca, tendo como testemunhas as irmãs Marilena de Arruda Campos Rodrigues e Analtiva Silva Junqueira de Andrade. A singeleza do rito e os símbolos da vocação franciscana, ofertados no altar, emocionaram a toda a comunidade.