Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Procissão marca o início da Semana Santa no Santuário Frei Galvão

14/04/2025

Notícias

Neste domingo, 13 de abril, o Santuário Frei Galvão celebrou o Domingo de Ramos, dia em que os fiéis recepcionam Jesus, Nosso Rei e Salvador, saudando-o com ramos, que simbolizam Vida e Vitória.

De maneira calorosa, em nosso Santuário também tivemos a encenação dessa passagem bíblica tão importante, que identifica o início da Semana Santa.

O reitor do Santuário Frei Galvão e presidente da celebração, Frei Diego Melo, chegou ao Santuário da mesma maneira que Jesus chegou a Jerusalém, montado em um simples jumentinho e acompanhado por seus discípulos em grande alegria.

Após a leitura do Evangelho, que cita a acusação, condenação e crucificação de Jesus, Frei Diego enfatizou em seu sermão a “contradição” que cometemos com Deus em nosso dia a dia. Explicou que muitas vezes, ao mesmo tempo em que o saudamos como nosso Rei, também sem perceber pedimos sua crucificação no momento em que pecamos, porém, mesmo cometendo um ato contra Deus, Ele sempre nos consola, nos ama, e nos perdoa.

Também deu como exemplo o jumentinho que o levou durante todo o trajeto, da Alameda até o Santuário. O animal agiu como cada um de nós deve agir, ou seja, sendo um instrumento de ajuda para Jesus ou para um sacerdote a cumprir sua missão.

Citou também o Papa Francisco, que esta semana, assim como Jesus, com vestes simples, e em cima de uma cadeira de rodas também fez sua entrada na Basílica de São Pedro, em Roma, representando Jesus em sua entrada triunfante em Jerusalém. De acordo com o frade, neste momento o Santo Padre nos mostrou que a cadeira de rodas também fez o mesmo papel funcional de um jumentinho, e que a humildade é o caminho que nos aproxima de Deus. Frei Diego também completou dizendo: “Não tenhamos medo de demonstrar nossa fragilidade, pois maior será a Graça de Deus sobre nós!”

No encerramento da Missa, os presentes acompanharam o lindo testemunho do sr. Antônio, que viveu um período de enfermidade, mas que com sua fé conseguiu sentir a presença de São Frei Galvão do seu lado no próprio leito de hospital e, através de sua intercessão, conseguiu se restabelecer muito mais rápido do que as previsões médicas e hoje, com seus exames, comprova seu milagre alcançado e sua enorme gratidão ao querido Frei Galvão.

Em nome de todas as pastorais e movimentos, foi feita uma breve homenagem aos freis, pelos 4 anos que estão à frente do Santuário Frei Galvão – data celebrada no último dia 11 de abril.


Texto: Tácita Lopes Monteiro/  Fotos: Érika Augusto  (Pascom Santuário Frei Galvão)