Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pró-Vocaçãoes e Missões Franciscanas realiza mais um Dia com Maria e Frei Galvão com benfeitores

30/10/2023

Notícias

Aconteceu no último sábado, dia 28 de outubro, o Dia com Maria e Frei Galvão 2023, uma atividade já tradicional do Pró-Vocações e Missões Franciscanas que leva os benfeitores das vocações inscritos aos Santuários de Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP) e de Nossa Senhora Aparecida, na cidade vizinha de Aparecida. Este dia pretende ser uma experiência de oração e encontro fraterno, bem como um sempre necessário dia de passeio e distração, sob a condução e animação dos frades franciscanos representados por Frei Gabriel Dellandrea, Frei Jeâ Paulo Andrade, Frei Robson Luiz Scudela e Frei Rodrigo da Silva Santos.

O Dia começou cedo. Todos deveria se encontrar às 6h30 no Convento São Francisco, próximo à Catedral da Sé. Ali fariam o credenciamento, recebendo o kit próprio do encontro: uma camiseta personalizada com crachá e um lanche para viagem. Prontos para partir, a viagem de ônibus foi tranquila, com tempo inclusive para a oração do terço na intenção das vocações, das famílias e, em união às preces de todo o mundo, pela paz na humanidade e o fim das guerras. O terço foi permeado por canções marianas que ajudavam na contemplação dos mistérios e no fortalecimento devocional à Virgem Mãe.

Antes de visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o ônibus nos levaria à Guaratinguetá. Assim, ao longe, da estrada, os peregrinos puderam vislumbrar o Santuário, pedir a bênção e proteção da Mãe, com a promessa de que logo à tarde estariam ali para estar junto dela.

Chegando ao Santuário de Frei Galvão. um delicioso café aguardava os romeiros no espaço próprio de acolhida. Uma vez fortalecidos no corpo, todos rumaram ao Santuário para a celebração da Eucaristia, embora não na igreja principal, mas convidados a se reunir para rezar na Capela do Santíssimo, própria às celebrações com grupos menores. Antes de entrar na igreja, Frei Robson e Frei Gabriel reuniram o grupo diante da pequena porta que lhe dava acessso: a “Porta da Humildade”, que não chegava a ter 1,5m de altura. A partir do Evangelho do dia, que apresentava Jesus chamando os Apóstolos um a um pelo nome, Frei Gabriel convidou nominalmente, a cada um dos benfeitores a adentrar no espaço sagrado, passando pela porta que obrigava à inclinação perante o mistério da humildade de Deus – a Encarnação, visto que que logo na entrada, repousava a imagem do Menino Deus repousando na manjedoura e uma relíquia de Belém, da Terra Santa, onde este mistério tornou-se vida e carne.

Na homilia, Frei Gabriel fez analogia às situações do futebol entre amigos para levar ao entendimento do convite feito por Jesus a cada pessoa. Referiu-se aos Apóstolos não como os “craques” do esporte, mas como “jogadores” falhos e limitados, embora demonstrassem boa vontade para continuar jogando sob as regras de Jesus. A partir desta boa vontade, a experiência lhes permitiria evoluir, aprimorar técnicas, vencer mais partidas, embora este processo não fosse isento de eventuais derrotas e “passes errados”. Assim também é o convite feito por Jesus. Ele não chama os “artilheiros”, os perfeitos, mas a todos, inclusive aqueles que, por muitos limites, enfrentam gigantescas dificuldades na “partida da vida”. Isso porque o olhar de Jesus não se volta para as capacidades, mas para a boa vontade, adesão e identificação com as regras do jogo. Tropeços podem acontecer, mas no fim não são eles que importam. Todo o foco está na dedicação ao jogo, na participação e comunhão com todos que estão ali buscando o mesmo objetivo, fortalecidos pelo Mestre Jesus, atraídos pelo Pai.

Após a Missa, os benfeitores tiveram tempo para conhecer os demais espaços do Santuário de Frei Galvão, assim como receber as Pílulas do Santo para rezar a novena eles mesmos ou entregá-las a outros que se confiarem à intercessão do primeiro Santo Brasileiro.

Partindo do Santuário, o grupo se dirigiu ao Seminário Frei Galvão, a casa do Postulantado, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que é a etapa que prepara os jovens ao Noviciado, no qual recebem o hábito franciscano e passam a ser frades noviços. Ali desfrutaram de um farto almoço preparado com carinho pela fraternidade que os acolhia. Os benfeitores se alegraram por reencontrar Frei Alexandre Rohling, o “Frei Xandão”, que se dedicou ao Pró-Vocações e Missões Franciscanas por alguns anos. O Frei Alexandre, após o almoço, apresentou-lhes o Seminário, os espaços destinados aos romeiros e também distribuiu as Pílulas de Frei Galvão.

Por fim, depois de ter passado a manhã e início da tarde com Frei Galvão, chegava a hora de ir ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida para visitar Maria. Os benfeitores, já no Santuário Nacional, tiveram tempo suficiente para a visita e oração à Imagem, passando pelos demais espaços do Santuário e pelo Centro dos Romeiros. Alguns chegaram a visitar a Basílica antiga aproveitando a oportunidade de visita à cidade.

Findando a visita, o grupo de benfeitores e frades dirigiram-se, satisfeitos e fortalecidos na espiritualidade e na devoção, de volta para casa. Não há dúvidas de que o clima contribuiu para que tudo transcorresse perfeitamente como esperado e que a experiência do Dia com Maria e Frei Galvão contribuiu com a própria jornada de fé de cada participante. Os frades que acompanharam o grupo não deixaram de manifestar gratidão pelo apoio de cada benfeitor, representado naqueles que participavam da peregrinação, ao trabalho de formação dos novos frades, como clara expressão de que confiam e desejam que o carisma franciscano continue a ser testemunhado e vivido através de novas gerações de frades. Ressalta-se a presença de 15 membros de uma única família que participou da atividade, também eles revelando-se diferentes gerações de apoio fraterno e comunhão espiritual com o carisma franciscano.

Que a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora Aparecida, assim como o Santo Frei Galvão, intercedam por todos os benfeitores e seus familiares, por cada jovem que empreende o processo de discernimento vocacional de resposta ao Pai, para que todos possam encontrar o modo como podem contribuir com a construção do Reino de Deus e levar a Boa Notícia de Jesus aos irmãos e irmãs.