Primeiro concerto de Órgão de Agudos – SP
17/10/2023
No dia 15 de outubro de 2023, aconteceu no Seminário Santo Antônio de Agudos o 1º Concerto de Órgão de Agudos – SP, em homenagem ao seu construtor, Siegfried Schurle.
O concerto teve início após a celebração eucarística, preenchendo todos os bancos da igreja, contando com a presença das autoridades locais, onde puderam homenagear a família de Siegfried Schurle, conferindo-lhes o título de hóspedes oficiais do município de Agudos.
Confira o que frei Ademir comentou sobre o evento: “neste domingo dia 15 de outubro tivemos um grande evento aqui no Seminário um concerto utilizando o nosso grande órgão com a musicista Elisa Freixo, para este evento contamos com a presença do prefeito municipal de Agudos, Câmara dos Vereadores na presença do Auro, também alguns vereadores como o André e uma multidão de pessoas que compareceram para esse grande evento que teve iniciativa já no começo do ano com o Sr. Nicolaus que teve essa ideia de fazer um concerto em homenagem a Friedrich Schirrle, que é o rapaz que construiu esse nosso órgão aqui do seminário. E, para a alegria, contamos com a presença da esposa dele, Dona Ruth, a filha, Mônica, e uma neta, Carol. Então foi um grande evento. Teve o objetivo, então, colocar esse órgão para funcionar em um concerto. No segundo momento, homenagem a essa família do construtor e do próprio construtor Siegfried. E depois, o objetivo de promover o seminário também. E, além disso, nós tivemos o objetivo de arrecadar alimentos para o Dia dos Pobres, que acontece no mês de novembro. Então, com grande alegria, nós queremos anunciar esse momento especial aqui para o nosso Seminário de Agudos. Grande abraço, paz e bem, frei Ademir Sanquetti.
Completou ainda dizendo que “para o bom êxito desse grande concerto, Frei Lauro Gotti, nosso confrade, deu a ideia de fazer uma manutenção e afinação do instrumento. Então para isso ele enviou algum material que ele havia confeccionado e Sérgio Gotardo esteve aqui duas semanas antes, fazendo alguns reparos e também a afinação do nosso órgão. Também agradecemos a essas pessoas que fizeram parte desse momento”.
O concerto foi presidido pela musicista Elisa Freixo, da qual, é professora de música há mais de 30 anos, tendo uma carreira muito próspera no país. Elisa após concluir seus estudos no Brasil, viveu quatro anos na Europa, estudou órgão e Cravo, na escola superior de Músicas e Artes Cênicas de Hamburgo. Alemanha, a Schola Cantorum de Paris e o Conservatório Nacional de Rueil Malmaison, França.
Elisa preparou um repertório contendo músicas para mostrar as características do instrumento aos que estavam presentes no concerto, puderam contemplar sons dos mais delicados aos mais fortes. As músicas escolhidas foram:
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Prelúdio e Fuga em Do Maior – BMV 545
Prelúdio Coral – Liebster Jesu wir sind hier – BMV 731 (Amado Jesus, estamos aqui) Johann Walther (1684-1748)
Concerto em si menor
Allegro, Adagio, Allegro
Peça para um relógio musical – Ludwig van Beethoven 1770-1827
Andante com Variações – Felix Mendelsohn (1809-1847) – Johann Christoph Kellner (1736-1803)
Preludium – Pietro Yon (1886-1943)
Toccatina para Flautas – João Wilson Faustini (1931-2023)
Currupio – Leo Schneider (1910-1978)
Caixinha de música – Lefébure Welv (1817-1869)
Boléro de Concerto Op 166
Sobre o órgão:
No novo órgão do Seminário, partes do antigo órgão de Amparo adquirido por Frei Heliodoro, então Provincial, foram reutilizadas. Todos os 21 registros, incluindo tubos de madeira e metal, estavam em ótimo estado e foram incorporados ao novo órgão.
Os someiros danificados pelo cupim foram substituídos, e novos someiros foram construídos para registros adicionais usando o sistema de pistão.
A consola original também foi destruída pelo cupim, mas sua perda não afetou o novo órgão elétrico.
Foram realizadas diversas construções adicionais, como someiros para 12 registros, madeiramento, caixa de expressão, tubos de madeira e fole.
A firma Eisenschmidt da Alemanha forneceu ventiladores e equipamentos elétricos, e as chapas de metal foram fundidas em São Bento. A extensão do pedal foi aumentada, e alguns registros do Rio foram usados. A madeira de lei de primeira qualidade, cedro legítimo da Amazônia, foi usada, e os contatos dos aparelhos elétricos são de prata, mais seguros que o
bronze-fosforoso.
Sobre Siegfried Schurle
Nascido em Edea, Camarões, em 19 de fevereiro de 1906, filho de missionário alemão, aprendeu marcenaria em Calw, Alemanha, vital para sua futura carreira como construtor de órgãos. Trabalhou em empresas renomadas na Alemanha de 1924 a 1935. Nesse período, em 1931, prestou a prova de organeiro, que lhe conferiu o diploma de construtor de órgãos.
Em 1935, imigrou para o Brasil e enfrentou muitos desafios devido à segunda guerra mundial. Foram necessários aproximadamente 10 anos para sua consolidação profissional. Estabeleceu-se em São Bento do Sul – sc. Em 1944, construiu seu primeiro órgão de grande porte: 20 registros, 4 transmissores, 2 manuais e 1 pedal. Este, foi instalado na antiga igreja luterana de São Bento do Sul e posteriormente vendido para uma comunidade em São Paulo.
Ao longo de sua carreira, realizou reformas e restaurações significativas em diversas cidades, como Blumenau, Joinville, São Paulo, Petrópolis, Rio de Janeiro e Curitiba, além de nos deixar um legado notável de sete obras construídas:
– Novo órgão para a igreja luterana de São Bento do Sul – sc;
– Órgão para a igreja luterana de Rio do Sul – SC;
– Órgão para o Seminário Santo Antônio de Agudos – SP.
Fotos: Social Bauru