Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantes visitam a Casa da Mãe Aparecida e rezam pelo ano formativo

19/02/2024

Notícias

Da esquerda para direita, postulantes: Ivan, Luciano, Levy, Luis, Irmãs Concepcionistas, Frei Walter (Mestre), Frei Valdir (Vice-mestre), Francisco, Mateus, Gabriel.

O evangelista São Mateus, após ouvir o chamado do Mestre, levantou-se e O seguiu. Ele colocou-se a caminho, indo ao encontro daquele que o chamou (Cf. Mt 9:9). O Senhor repetiu esse convite que ressoou no coração de sete jovens, que são os postulantes deste ano . Ouvindo, levantaram-se e O seguiram. E para bem viver esse seguimento, estes jovens postulantes visitaram a Casa da Mãe Aparecida, rezaram o Terço na Capela dedicada a São José para pedirem amparo e consagrarem o ano formativo e de atividades pastorais.

Seguimento e missão

Sendo assim, deram também início às atividades pastorais: atendimento aos romeiros no Seminário, visitas missionárias às famílias do bairro do entorno do Seminário e pastoral junto aos irmãos em situação de rua. Seguir também é formar família, ser um com os demais. Isso retrata-se no convívio fraterno com os frades e na participação quinzenal, aos sábados, da Celebração Eucarística junto ao mosteiro das Irmãs Concepcionistas.

Reza do Terço em Aparecida (Santuário Nacional).

Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: postulantado, noviciado e tempo de Profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade provincial, depois de oportuno e recíproco conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão dele ao Noviciado”, define o documento.


Equipe de Comunicação do Postulantado ( Francisco Ivan e Luis Naldo).