Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantes do Vale do Paraíba fazem segundo encontro

09/06/2014

Notícias

SAM_1149Os postulantes do Regional do Vale do Paraíba se reuniram, na quinta-feira(5/06), no Seminário Franciscano Frei Galvão, em Guaratinguetá, SP, para a segunda edição do Postulinter. O encontro, que é organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), teve a assessoria de Frei Fernando Araújo, psicólogo e professor do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ)..

Essa etapa do Postulinter contou com a participação de 26 postulantes, sendo eles da Ordem da Santa Cruz (Guaratinguetá, SP), da Congregação das Filhas de Nossa Senhora das Graças (Pindamonhangaba, SP) e os da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Novamente a temática girou em torno do autoconhecimento, assunto do primeiro encontro realizado em abril.

O autoconhecimento é instrumento e objeto de busca no itinerário humano religioso, que possibilita um amadurecimento, tanto no âmbito pessoal como no comunitário. Sem este, uma decisão madura no processo vocacional torna-se impossível e ilusória: antes de tudo é preciso conhecer a si mesmo, com todas as qualidades, defeitos e limites próprios do ser humano.

As discussões se deram em torno dos questionamentos que são próprios da etapa do postulantado e, sem dúvida, da própria vida: “Quem sou eu?” “O que eu anseio?”. Com a colaboração de todos pudemos progredir nesse sentido, criando consciência de que apesar do progresso ainda há muito a ser feito e trabalhado.

Intercaladas entre as discussões, dinâmicas foram aplicadas no intuito de desdobrar mais facilmente campos essenciais para a criação de uma identidade e tomada de consciência. Por meio da proposta, ficou claro que conhecer a si mesmo sozinho é tarefa impossível, tanto quanto mergulhar no seguimento de Jesus Cristo e na construção do Reino sem uma colaboração mútua. Enxergando a nossa própria realidade, mais facilmente conseguiremos conhecer o mundo em que estamos contidos.

Ao fim deste de dia de Postulinter sinceros agradecimentos e largos sorrisos de despedida foram partilhados.  A inquietação novamente deu lugar a alegria e a expectativa de um novo encontro, momento propício para relembrarmos que, juntos, trilhamos os passos do Crucificado.