Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantado da Província começa nesta quarta

26/01/2015

Notícias

guara_alto

O Seminário Franciscano Frei Galvão está finalizando os últimos preparativos para acolher nesta quarta-feira (28) catorze jovens que iniciarão a etapa de preparação para ingresso na vida religiosa franciscana chamada de Postulantado. Eles serão acolhidos durante o Ofício das Vésperas, às 18h30, pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vamboemmel, que confiará à equipe formadora o acompanhamento destes jovens neste tempo de discernimento.

guara_altarNeste ano, os jovens terão a orientação do Mestre Frei Jorge Lazaro de Souza. “A fraternidade tem colaborado bem para oferecer as condições ideais de receber os novos candidatos”, explica o guardião Frei João Francisco da Silva, adiantando que foram feito novas reformas: os quartos ganharam nova pintura e o assoalho dos quartos e da sala de recreio passou por um processo de higienização e revitalização para melhor acomodação e favorecimento da convivência fraterna dos novos postulantes.

Nesta etapa de formação, o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, bem como sua sensibilidade para perceber a realidade do mundo, especialmente na atenção para com os pobres, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade.

A vida espiritual de um postulante é alimentada pelas orações, celebrações comunitárias e com o povo de Deus, pela escuta atenta da Palavra de Deus, através de retiros e outras práticas religiosas franciscanas e da própria comunidade. Já a vida pastoral dos postulantes busca a participação na vida concreta do povo em comunhão com as atividades evangelizadoras da própria Fraternidade.

A vida em fraternidade do jovem postulante prioriza a alegre partilha tanto dos trabalhos manuais, como expressão de serviço aos irmãos, como da própria vida, através do diálogo fraterno entre os próprios postulantes e com o frade responsável diretamente por sua formação, o Mestre de Postulantado. Não faltam as expressões de lazer e espontaneidade, como gratuidade da própria vida doada por Deus, como passeios, recreios, esportes e encontros de convivência com os demais frades e religiosos e religiosas.