Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantado acolhe 16 jovens no dia 27 de janeiro

18/01/2021

Notícias

Guaratinguetá (SP) – A etapa do Postulantado começa no dia 27 de janeiro, quarta-feira, na Província Franciscana da Imaculada Conceição. Durante a Oração da Manhã (Laudes), às 7h30, na capela do Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), 16 candidatos serão admitidos pelo Ministro Provincial, Frei César Külkamp, para fazerem a experiência de um ano em preparação para o Noviciado Franciscano de Rodeio.

Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: postulantado, noviciado e tempo de Profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade provincial, depois de oportuno e recíproco conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão dele ao Noviciado”, define o documento.

Neste ano, a Fraternidade Franciscana São José acolhe dezesseis jovens que fizeram a experiência de Aspirantado e estão aptos para ingressar no Postulantado. São eles: Almiro Luna Xavier, Claudemir da Silva Pereira, Erick Eduardo dos Santos, Felipe Miguel Fiamoncini, Felipe Zaros, Filipo Carpi Girão, Francisco Barbosa Mouzinho Junior, Higor Augusto dos Santos, Lucas Alfredo Teston, Luiz Felipe Gouveia Palandi, Marcos Paulo Pacheco, Matheus Andrade Galvani, Paulo Vitor da Silva, Samuel Cavalcanti do Amaral, Vilmar José Bittencourt Júnior e Yure de Oliveira Telles Souza

Neste tempo, o mestre Frei Walter de Carvalho Júnior e a Fraternidade formadora terão a missão de ajudar o candidato a conhecer a si mesmo, completar sua primeira formação cristã, se for necessário, analisar as motivações íntimas de sua própria vocação e adquirir gradual conhecimento e experiência da vida franciscana.

“O Postulantado (de postulare, latim) é um grande pedido: A Deus, para o caminho a seguir. À fraternidade provincial, para a acolhida. E a si mesmo, para ver as condições humanas e espirituais para empreender o caminho. É uma etapa, embora toda a vida do frade menor seja um contínuo postular”, diz o mestre Frei Walter.

Em Angola, o postulantado tem início no dia 11 de fevereiro, com a seguinte turma: Daniel Bungwe Soma, Dionísio Katenque Chingui, Eduardo César Himi, Emanuel Francisco Franco Mununga, José Matias Victor Flaviano, Luís Manuel Mugiba, Pedro Caiombe Samuco e Pedro Luis Manuel Mgiba.