Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Peregrinos da JMJ visitam pontos turísticos e participam de celebração de renovação de votos

19/07/2013

Notícias

catedralPor Michaell Grillo, especial para este site 

No ‘dia do turismo’, americanos juntam-se à austríacos e alemães e conhecem principais pontos turísticos da cidade. Frei Pedro Fernandes renova votos religiosos diante de Igreja lotada.

Nesta terça-feira, 17, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, RJ, teve sequencia a semana missionária em prol da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). No segundo dia de atividades, intitulado “dia do turismo”, mais jovens peregrinos chegaram ao ameno frio da serra. Depois de alemães e austríacos, foi a vez do primeiro grupo de americanos, que continuarão a chegar ao longo desta quinta-feira.

O dia começou com a oração matinal e teve o seu ápice com a missa de renovação dos votos religiosos do irmão Frei Pedro Rodrigo Miranda Fernandes, pertencente à custódia São Benedito, na Amazônia, mas que está em uma das fraternidades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, notadamente na casa de formação petropolitana, para o término dos estudos do tempo da Teologia.

Antes da belíssima cerimônia no fim da tarde, os jovens peregrinos puderam apreciar durante manhã e tarde os mais belos pontos turísticos da cidade de Pedro, seja o imperador ou o franciscano espanhol que batiza a catedral diocesana, entre eles: o Palácio de Cristal; o Museu Imperial (elogiado pelo sacerdote americano Frank Garcia, durante a homilia da Santa Missa); a Rua Tereza, principal pólo comercial da cidade; a referida Catedral, entre outros.

Após a santa missa, já com o céu estrelado, os jovens dirigiram-se ao salão paroquial onde relaxaram ao som de muito samba e demonstrações de capoeira.

semanamissionaria1Renovação dos votos de Frei Pedro Fernandes encerra o segundo dia missionário

Parecia um novo Pentecostes. Quem esteve na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, no fim da tarde desta quarta-feira, pode conferir durante a Santa Missa, uma profusão de idiomas, mas assim como acontecera com os primeiros cristãos, todos se entendiam perfeitamente, graças à obra do Espírito Santo, que a cada dia dá mais unicidade à santa Igreja católica apostólica romana.

A celebração teve a presidência do guardião da fraternidade e vice-mestre dos estudantes do tempo da teologia, Frei César Külkamp, e contou com a presença dos padres Christian e Ultrich, austríacos, e do padre americano, Frank Garcia, além dos já familiares frades brasileiros Frei Renato Pezenti e Frei Leonardo Aureliano.

O centro da celebração foi o momento da renovação dos votos de Frei Pedro Fernandes, que com humildade confirmou, sob as mãos de Frei César, a vontade de continuar a seguir a vida de frade menor, calcada na pobreza, na castidade e na obediência, de acordo com os estatutos da Ordem dos Frades Menores, a qual este pertence.

A parte musical da cerimônia ficou a cargo dos Coral dos Canarinhos, que abrilhantou a renovação de nossa fé diante o altar da vida. A primeira leitura, na qual se narra o episódio de Moisés e da sarça ardente, foi proclamada por uma jovem alemã. O salmo 103 (102) ficou a cargo de uma jovem americana, enquanto a proclamação do evangelho coube ao americano Padre Frank Garcia. Três homilias foram feitas ao povo que lotou a Igreja do Sagrado: uma em Português, proferida por frei César; uma em inglês, por Padre Frank e uma em alemão, pelo Padre Ulrich.

Nesta quinta-feira, os mais de 100 peregrinos que cumprem a semana missionária no Sagrado juntam-se aos mais de 2000 jovens espalhados pela diocese, no dia do decanato. O primeiro compromisso é a santa missa a ser celebrada pelo Bispo diocesano Dom Gregório Paixão, OSB, no ginásio do Colégio Santa Isabel.