Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pela primeira vez, Ministro Geral visita Angola

06/03/2012

Notícias

Luanda (Angola) – Foi com muita alegria e entusiasmo que, na madrugada do dia 27 de fevereiro, recebemos o nosso (Mais Velho) Frei José Rodríguez Carballo. Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores. Os dias que antecederam a visita foram marcados por muita expectativa entre os frades anfitriões, especialmente os mais jovens, pois, pela primeira vez na historia da nossa Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, ou seja, em 22 anos, acolhemos o representante do Pai Seráfico, para uma semana de convivência e animação de nossa vida e missão.

Por volta de 2h15 da madrugada, Frei José desembarcou no Aeroporto Internacional de Luanda, onde foi recepcionado por boa parte dos frades da FIMDA, na pessoa do presidente da Fundação, Frei Ângelo José Luis e os dois conselheiros, Frei Sebastião Kremer e Frei Valdir Nunes. Éramos em torno de 15 frades. Logo fomos pegos de surpresa, pois o Frei Vincent Zungo, Definidor Geral para a África, teve que regressar à cidade de Casa Blanca, no Marrocos, devido a um contratempo com seu passaporte, que havia desaparecido. Mas isso não estragou a festa dos frades, porque tudo foi encarado com espírito da perfeita alegria franciscana. Chegando ao convento Nossa Senhora dos Anjos de Viana, Frei José pôde se recolher para um merecido descanso, pois o dia seguinte prometia.

O primeiro encontro formal do Ministro Geral foi com os frades professos temporários, às 16 horas do dia 27. Frei José aprofundou o tema “formação Inicial na Ordem dos Frades Menores”, enriquecendo o diálogo com os 15 anos em que foi formador na Espanha e, é claro, com sua experiência adquirida nas diversas realidades por onde tem passado como Ministro de toda a Ordem. Foi um momento forte, marcado por um diálogo aberto, confiante e, acima de tudo, fraterno.

Retomando alguns pontos do documento “Vitae Consacrata”, Frei José destacou que a formação é a assimilaçao progressiva dos sentimentos de Cristo. Dentre outras coisas, foi dito ainda que a formação do frade menor deve abranger três pontos essenciais: confiança, liberdade e discrição. Por fim, lembrou-nos que o tempo de formação inicial deve nos ajudar a vivenciar profundamente alguns questionamentos, a saber: Quem sou eu? O que quero fazer da minha vida e o que Deus quer de mim? Questões que devem ser respondidas nas etapas de Postulantado, Noviciado e tempo de Profissão Temporária, respectivamente. Encerramos os trabalhos com a celebração Eucarística conventual, juntamente com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, nossas vizinhas, e suas aspirantes.

No dia 28 pela manhã foi a vez de todos os frades da FIMDA se reunirem com o Frei José Carballo, mas como a pastoral nos cobra, nem todos os irmãos participaram deste momento ímpar. Frei Francisco, Frei Enéias e Frei Evair de Malanje e Frei André de Kibala não puderam comparecer. Na reunião, Frei José fez uma explanação sobre o específico de nosso carisma, a identidade da vida religiosa e a situação atual da Ordem no mundo. As 16h30, o Conselho da Fundaçao teve a oportunidade de se encontrar com o Ministro. Em seguida, Frei José Carballo presidiu a santa Missa Conventual para seus frades.

Dia 29, bem cedo, tivemos Eucaristia celebrada no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus, das irmãs Clarissas. Em seguida, foi partilhado um “mata-bicho” (café da manhã) entre os membros da Família Franciscana de Angola e, logo depois, aconteceu um encontro do Frei José com a referida Família. O Ministro Geral refletiu sobre o andamento da Família Franciscana em nível mundial e sobre o que os superiores Gerais estão fazendo para dinamizar a vida franciscana, especialmente entre a OFS, Jufra e os membros da TOR. Merece destaque o que Frei José disse sobre nossas relações: “Se não nos conhecemos, não nos amamos, se não nos amamos não colaboramos”. À noite, tivemos um jantar à Italiana, com a presença do bispo de Viana, Dom Frei Joaquim Ferreira Lopes, OFMCap, que muito colaborou na animação e alegria fraterna.

O último dia da visita foi marcado por uma belíssima celebração Eucarística no Quimbo São Francisco, na fraternidade do Palanca. No fim da Missa, Frei José perguntou ao povo se está satisfeito com a presença e o trabalho dos frades e se gostariam que os frades permanecessem, ao que a multidão dos fiéis reunida, respondeu em uníssono: SIM, SIM, SIM, QUEREMOS OS FRADES! Frei José num tom sereno respondeu: “Então rezem pelos frades e pelas vocações e, principalmente, pelas vocações angolanas”! Na parte da tarde, nosso Geral foi levado para conhecer o Projeto Nossos Miúdos, com a inauguração da nova Padaria. Às 23 horas, todos os frades presentes em Viana acompanharam Frei José até o aeroporto, onde embarcaria de volta à Itália.

Para nós, frades professos temporários da FIMDA, ficou marcada a simplicidade com que Frei José Carballo vivenciou cada momento da visita. Vale destacar seu interesse paterno por nossa vida e trabalho, bem como a espontaneidade com que se entregou em todos os encontros fraternos. Com certeza, ficará a saudade dessa inesquecível semana que Deus nos permitiu viver.

Frei Manoel Tchincocolo e Frei Felipe G. Camelo

 

VEJA MAIS IMAGENS NO SITE DA ORDEM DOS FRADES MENORES. CLIQUE AQUI