Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pe. Marco ensina como estar no coração do outro

02/06/2015

Notícias

Moacir Beggo

Santos (SP) – A frente fria que estava em Santos foi embora e a Trezena de Santo Antônio esquentou nesta terça-feira, o dia da semana que sempre é dedicado, nos conventos e igrejas franciscanas, a Santo Antônio. A igreja do Convento do Valongo, que celebra 375 anos de fundação, lotou neste segundo dia da Trezena (2 de junho) e fez uma bonita e emocionante celebração eucarística, presidida pelo Padre Marco Antonio Rossi, da Paróquia São João Batista de Peruíbe.

Antes, às 18h30, Frei Rozântimo Antunes Costa presidiu o momento devocional propriamente da Trezena e também envolveu o povo com sua animação.

Pe. Marco destacou em sua homilia o exemplo de simplicidade e bondade de Santo Antônio. “No seu jeito simples e humilde, ele soube viver uma fé grandiosa”, disse. “Santo Antônio foi um homem que sempre buscou a graça e a bênção de Deus, mas não fez isso de uma vez só. Ele buscou aos poucos, como se bebesse em pequenas gotas”, acrescentou.

marcoSegundo Pe. Marco, talvez em nossa correria diária, não enxergarmos a ação de Deus em nossa vida, principalmente quando passamos por dificuldades. “As coisas boas a gente atribui a Deus, as coisas ruins a gente tende a atribuir ao diabo. Mas nem sempre o diabo passa à nossa frente. Às vezes é Deus mesmo que quer nos acordar, que nos provoca”, disse.

Pe. Marco, então, contou uma história. Certa vez um homem perguntou a um sábio como ele poderia fazer para ser lembrado por Deus, porque tudo estava acontecendo de mal na vida dele. E ele queria ser muito lembrado por Deus. Foi aí que o sábio disse: ame as pessoas e você será lembrado por Deus. Mas como eu vou amar as pessoas? Então, o sábio disse: quanto mais pessoas você ama, o seu nome fica gravado no coração de cada uma delas. E como Deus sonda o coração humano, ele verá o seu nome gravado em inúmeros corações e ficará curioso para saber quem é você.

Segundo o sacerdote, às vezes caímos, caímos, e ficamos brigando com Deus. “Busque a resposta ao teu redor. Busque a resposta nos pequenos acontecimentos diários na sua vida. Se hoje você quer mudar um pouco a sua vida, passe a olhar as coisas de maneira positiva”, ensinou.

“Vejam que quanto mais próximos estamos de Deus, mais difícil de sermos esquecidos. Esta semana ouvi uma frase que dizia: ‘Quem não é visto não é lembrado’. Se Deus não vê, como eu quero que ele se lembre de mim? Como eu quero que Ele lembre de mim se não vou à sua casa?”, completou, convidando a todos a transformar em oração o que ouviram.

No final da celebração, o Reitor do Santuário e Convento do Valongo, Frei André Becker agradeceu ao Pe. Marco e à Comunidade de São João Batista pela participação na Trezena. Por sua vez, Pe. Marco lembrou que no dia 24 de junho a comunidade estará celebrando São João Batista, o Padroeiro, e convidou para a festa.

Nesta quarta-feira, terceiro dia da Trezena, Frei Rozântimo Antunes Costa, frade franciscano do Valongo, presidirá a celebração e falará sobre o “Santo da Caridade”.