Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Paz e Bem” aos romeiros que chegam ao Santuário Frei Galvão

15/05/2023

Notícias

 

Na canção franciscana “Tema de Clara e Francisco”, do Monsenhor Jonas Abib, há uma bonita estrofe que assim se expressa: “Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem. Pedra por pedra com esperança de ver Jesus. Dia após dia, com alegria, sempre buscando além.”

Assim, com o desejo de tornar mais evidente o Carisma Franciscano do Santuário de Frei Galvão, desde que chegaram, os frades têm procurado valorizar a simbologia franciscana, os cantos e demais elementos da espiritualidade do primeiro santo brasileiro.

Certamente ainda há muito por fazer, a começar pela construção do grande e novo Santuário, um projeto audacioso que levará anos para ser concluído. No entanto, sem deixar de vislumbrar os grandes projetos, é preciso, como diz a canção, fazer poucas coisas, mas fazê-las bem.

Nesse sentido, tem chamado a atenção a transformação de um antigo e abandonado barranco de terra, bem na entrada do Santuário de Frei Galvão, que agora está se tornando em um novo cartão postal para os peregrinos e devotos.

Tudo começou com o preparo do solo, a instalação das telas, o plantio da grama, das primaveras e flores até que, um sonho antigo tornou-se realidade: escrever, em pedras, a saudação franciscana de “Paz e bem”.

A TRANSFORMAÇÃO

(toque nas imagens para ampliá-las)

Para tanto, foram utilizadas pedras do próprio Santuário, que foram pintadas e organizadas carinhosamente pelo nosso Aspirante Douglas Silva Silveira (foto acima), que está morando na Fraternidade Frei Galvão e que nos ajudou a concretizar esse bonito projeto.

Assim que ficou pronto, o local já tem atraído romeiros e devotos que querem tirar fotos e registrar a presença nesse Santuário Franciscano, cuja existência é, acima de tudo, para transmitir a Paz e o Bem que marcaram a vida e a vocação de Frei Galvão, santo dessa terra, santo de nossa Província.
E assim vamos caminhando, como fraternidade franciscana, evangelizando através do modo simples e acolhedor de ser. Afinal, a construção do templo da espiritualidade é feita ‘pedra por pedra com esperança de ver Jesus. Dia após dia, com alegria, sempre buscando além.’


Frei Diego Atalino de Melo