Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paulo Machado: Um século dedicado ao carisma franciscano

18/03/2019

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Petrópolis (RJ) – Morreu na manhã desta segunda-feira (18/03), aos 101 anos, Paulo Machado da Costa e Silva, ex-Ministro Nacional da Ordem Franciscana Secular (OFS), em Petrópolis (RJ). O franciscano foi uma das figuras mais importantes e emblemáticas da OFS. Há alguns dias estava internado no Hospital da Unimed em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. As causas da morte não foram informadas.

O advogado, professor e ex-vereador Paulo foi velado na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus, sede da OFS de Petrópolis. Frei Almir Ribeiro Guimarães, que durante muitos anos foi assistente nacional da OFS, presidiu a Missa de corpo presente, às 14 horas da tarde desta segunda-feira, seguida do sepultamento no Cemitério Municipal da cidade. A Câmara Municipal emitiu uma nota de pesar e decretou luto oficial de três dias na cidade.

Em sua homilia, Frei Almir destacou que o irmão Paulo teve uma longa e bela existência. “Iria completar, no próximo dia 17 de maio, 102 anos. Ele nunca poderia imaginar que chegaria ao centenário”, lembrou, revelando que sempre o via contente.

Frei Almir destacou as virtudes de um homem centenário: “Paulo, ser humano, esposo, companheiro, pai, professor, educador, estudioso, sereno, discreto, pessoa que falava com firmeza, pausadamente, sem alterar o tom da voz. Uma pessoa de bem, respeitada, sem ambições de poder, mesmo quando discordava, mantinha a calma. Um século de existência, de labor, audácia, exatidão e justiça”.

O frade ainda mencionou que o franciscano foi um cristão que lia, se atualizava, meditava, rezava o ofício e vivia a intimidade de um Deus próximo. Sempre preocupado em não parar. Fez menção aos trabalhos que exerceu junto à sociedade e à política, lembrando que, em 2017, Paulo Machado foi condecorado com o grau máximo da Medalha Koeler, a Cruz de Honra, durante uma solenidade no Palácio Quitandinha. “Em sua trajetória marcante e irretocável como jurista e servidor público, soube honrar a cidade de Petrópolis, deixando um legado pela sua atuação técnica exemplar”, disse a nota da Câmara de Vereadores, publicada hoje.

O celebrante também disse que o ex-ministro da OFS foi um renomado franciscano da década de 50. Lembrou de Frei Mateus Hoepers, ex-Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, grande amigo de Paulo. “Um incentivador das vocações franciscanas, um renovador da OFS no Brasil. Frei Mateus foi para ele um apresentador vivo de São Francisco de Assis, assim como foi para mim também”, enfatizou Frei Almir. “É uma chance nós termos convivido com uma pessoa assim”, reconheceu o frade.

“LEMBRANÇAS COM FELICIDADE”

Claudia Leite da Silva Costa é neta de Paulo. Ela destacou que se sente muito orgulhosa dos familiares que tem, e em especial de seu avô Paulo. “Eu lembro que, durante a festa dos 100 anos, perguntaram qual era o motivo de tanta vitalidade. Lembro-me que respondeu que nunca havia abandonado os valores que tinha de Deus”, disse. “Nós lembramos dele com muita felicidade”, emendou.

Maria Aparecida da Silva pertence a OFS há 28 anos. Ela faz menção que em 2012, quando foi eleita Ministra da Fraternidade de Petrópolis, contava muito com a orientação do sr. Paulo. “Para mim, ele é um santo e esta no céu. Estou muito sentida com a morte dele. Se ele faltava nos encontros, logo percebíamos sua ausência. Ele era presente, sempre atuante e participante”, destacou.

Regina Machado Costa e Silva é a irmã caçula de Paulo. Ele é o mais velho de dez irmãos. Para ela, Paulo foi um excelente irmão que sempre ofereceu muito apoio para toda a família. “Éramos dez irmãos muito unidos. Sentiremos muito a falta dele”, lamentou.

Eva da Conceição trabalhou por muitos anos na Conferência da Família Franciscana do Brasil. Segundo ela, Paulo foi um ótimo conselheiro. “Para a minha vida ele foi muito importante, foi e continuará sendo um santo. É um verdadeiro discípulo de São Francisco de Assis. Que ele esteja no céu”, desejou!

A missa de 7º dia será no próximo sábado (23/03), às 16h15, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Petrópolis.


ADMIRAÇÃO DO VIGÁRIO PROVINCIAL

Apesar do pouco contato que tive com o Professor Paulo Machado, aprendi, no breve tempo de caminhada Franciscana que possuo, a nutrir por ele imensa admiração. Primeiro, pelo belo legado que ele deixa à trajetória da Ordem Franciscana Secular, especialmente em sua atualização para o espírito do Pós-Concílio. Em segundo, pela reverência e proximidade que ele em toda sua vida cultivou para com os nossos confrades, especialmente em Petrópolis. Também aprendi a admirar sua lucidez e a simplicidade no trato com as pessoas, fazendo jus ao caminho do seguimento do Pobre de Assis que em vida procurou abraçar com entusiasmo e vibração. Nossa Província louva a Deus pela vida deste irmão que Ele nos concedeu e que hoje, mansa e amorosamente, retorna para o descanso eterno junto ao Pai.

Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil


NOTA DE SOLIDARIEDADE DO CIOFS

Queridos irmãos e irmãs
da OFS e da Jufra do Brasil

A experiência de “abraçar nossa história” nos convoca a refletir sobre as “histórias vividas”, e compartilhar em alguns momentos minha caminhada com o querido doutor Paulo, foi uma graça de Deus.

Envio meu abraço a cada um de vocês, e quero recordar esta vida de serviço à nossa Ordem com o compromisso de seguir estas pegadas franciscanas de um Homem que caminhou com compromisso, lutando por nossos direitos, trabalhando em nossa Regra e Constituições Gerais, um homem cuja vida esteve sempre a serviço de nossa Ordem.

Me encontro na reunião da Presidência do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) e rezamos pelo Dr. Paulo em fraternidade.

Neste momento de sua Páscoa, me alegra que o Senhor o receba em seus braços, e seu encontro com nosso irmão Francisco de Assis há de ser de glória e alegria.
Saúdo em especial a sua família e a vocês desejo paz e bem!

Sua irmã, Silvia Diana, OFS.
Conselheira da OFS para a Área da América Latina-Cone Sul para a Língua Portuguesa.


CFFB: NOTA DE PESAR

Brasília, 18 de março de 2019
“Feliz o homem que encontrou a sabedoria, o homem que encontrou a prudência!”Pr 3,13

Ainda sentíamos ressoar o Evangelho da Transfiguração de Jesus no Tabor, quando ao acordar, recebemos a notícia da Páscoa do Dr. Paulo Machado, o Irmão Paulo. Logo veio a minha mente, agora, o nosso confrade, está plenamente transfigurado!

Sua figura está intimamente unida a existência da Família Franciscana do Brasil. Todos que, de alguma maneira passaram pelo Centro de Espiritualidade, CEFEPAL, em Petrópolis, o conheceu ou ouviu seu nome.

Paulo Machado, cristão, pai de família, franciscano secular, advogado! Tudo nele teve as marcas do Evangelho. Sereno, polido ao falar, olhar penetrante, sorriso recatado. De seu coração brotava uma bondade infinita, que abundantemente fazia jorrar sobre os que dele aproximavam-se.

Fez de São Francisco de Assis, seu mestre na Escola do Evangelho. Homem profundamente eclesial, abraçou o Concílio Vaticano II, sobretudo no que concerne a missão do laicato no mundo. Com o Poverello de Assis, compreendeu o que significa estar no mundo sem ser do mundo. Viveu franciscanamente seu cotidiano familiar e de mestre do direito. Amou a Ordem Franciscana Secular e a ela serviu de forma exemplar. Tudo nele dizia de um homem que deixou-se trabalhar pela forma de vida de Francisco de Assis. Nele encontrávamos a essência do franciscano leigo, em meio às realidades do sócio-políticas.

A Família Franciscana do Brasil, hoje canta o TE DEUM, pois o Senhor fez maravilhas entre nós, na vida e missão deste querido irmão. Agora, fica o desafio, desafio de levar adiante um legado tão fecundo, onde o Evangelho e São Francisco de Assis, tornaram-se vida, na vida de um homem, que carinhosamente aprendemos a chamar de Dr. Paulo, Irmão Paulo ou simplesmente Paulo!

A Conferência da Família Franciscana do Brasil, CFFB, abraça a seus familiares e a sua Fraternidade Franciscana Secular, com fraternura.

Frei Éderson Queiroz, OFMCap
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil

VEJA A HOMENAGEM DE ROSALVO MOTA