Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pastoral do Bom Jesus participa do Congresso Catequistas Brasil 2020

11/02/2020

Notícias

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, participaram da 2ª edição do Congresso Catequistas Brasil a coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária, Rita Kleink, o vice-presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei Mário José Knapik, e mais treze catequistas do Grupo Bom Jesus. O evento aconteceu no Santuário de Aparecida (SP) e reuniu importantes nomes da catequese no Brasil.

Realizado pela Revista Paróquias e promovido pela Promotoria Católica (Promocat), o Catequistas Brasil conta com o apoio da CNBB, da Arquidiocese de Aparecida, do Santuário Nacional de Aparecida e da Faculdade Dehoniana dos padres do Sagrado Coração de Jesus.

Tendo como tema “Venha e Veja, o encontro teve como objetivo contribuir para formação e a evangelização dos catequistas. Inspiração, motivação e conhecimento foram as três palavras chave do evento, no qual os catequistas tiveram a oportunidade de participar de diferentes palestras, vivências, workshops e apresentações de músicas católicas, entre as mais de cinquenta atividades que aconteceram simultaneamente em diversos locais. Além dessas atrações, estações dinâmicas foram apresentadas pelas principais editoras católicas do Brasil, entre elas a Editora Vozes.

Entre as palestras, enfatizamos a do Padre Paulo Gil, membro da Comissão Regional da Animação Bíblico-catequética para a região Sul I da CNBB e assessor da Animação Bíblico-catequética da Arquidiocese de São Paulo, que abordou o tema “Catequese, família e comunidade: passos, laços e espaços”. Segundo ele, catequese, família e comunidade são lugares onde se constroem laços com gestos simples e atitudes cotidianas; são ambientes onde os vínculos e afetos produzem respeito e amor mútuo; são espaços onde o cultivo da oração e da espiritualidade propiciam o crescimento e o amadurecimento da fé cristã. Nesse sentido, a arte de construir relacionamentos familiares respeitosos e confiáveis exige de seus membros firmeza e flexibilidade, força e sensibilidade, disciplina e prudência.

Em seguida, Pe. Jânison de Sá Santos, assessor nacional da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, refletiu sobre o “O anúncio querigmático no contexto da cultura urbana”. Na ótica do conferencista, os catequistas são chamados a escutar, admirar e compreender a cultura urbana. Marcada por um contexto de tolerância e intolerância, diferença e indiferença, nessa cultura os discípulos missionários são anunciadores do querigma a todas as pessoas que desejam acolher livremente a mensagem de Jesus Cristo.

Na sequência, Moisés Sbardelotto, jornalista, professor e consultor em comunicação para diversos órgãos e instituições civis e religiosos, apresentou uma reflexão sobre o tema “Comunicar a fé: por quê? Para quê? Com quem? ”. Segundo o professor, no meio de tanta conectividade e midiatização a comunicação convive com novas experiências e práticas de fé, sendo primordial aprofundar a reflexão sobre a cultura digital na perspectiva das inter-relações entre o ser humano, a tecnologia, o ambiente e o sagrado.

No final de sua mensagem, Pe. Zezinho abençoou os catequistas e foi abençoado por eles.

A grande surpresa do evento foi a presença do Pe. Zezinho, que não estava previsto na programação. Suas sábias palavras encantaram a todos. Segundo ele, o catequista precisa estudar e buscar novos meios para transmitir a mensagem da fé cristã no mundo contemporâneo. “Talvez esse seja o grande sentido de estarmos aqui nesse encontro de formação, de estudo e reflexão sobre nossa missão catequética”, enfatizou Pe. Zezinho, segundo o qual “Não há como ser catequista apenas com o coração e a vocação. Para exercer seu ministério catequético, anunciar e testemunhar Jesus Cristo, o catequista precisa de formação continuada”.

No último dia de formação, Frei Carlos Mesters, da Ordem Carmelita e doutor em Teologia Bíblica, abordou o tema “Jesus tão humano como só Deus pode ser humano”. Ao discorrer sobre a temática, acentuou que Jesus nasceu e cresceu como nós. Seus sentimentos, gestos e atitudes diante do povo revelam sua profunda humanidade. Com base no texto bíblico “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar vida como resgaste em favor de muitos” (Mc 10,45), destacou que Jesus veio para humanizar, servir e libertar o povo.

O encerramento do congresso foi acompanhado da missa de envio presidida por Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, e concelebrada por todos os sacerdotes presentes no evento. Em sua mensagem aos catequistas, Dom Joel destacou a importância do testemunho de cada catequista em sua comunidade. Segundo ele, “Jesus confiou em seus discípulos e continua confiando em nós, fazendo-nos participantes de sua missão salvífica”.

A participação da Pastoral Escolar nesse evento demonstra a importância dada pelo Grupo Educacional Bom Jesus à formação de seus catequistas e à integração ao projeto de evangelização da CNBB, das dioceses e arquidioceses. Os catequistas do Grupo retornaram do evento renovados e fortalecidos pela formação recebida e têm agora a missão de serem multiplicadores dos momentos vivenciados no Catequistas Brasil.

Aproveitamos para destacar a alegria dos nossos catequistas e a renovação do seu compromisso de serem testemunhas de Cristo e mensageiros do amor, da paz e do bem. No decorrer deste ano, o Grupo Bom Jesus, com o apoio da Coordenação Pastoral, realizará encontros de formação catequética para os demais catequistas da instituição. Por fim, informamos que a 3ª edição do Catequistas Brasil acontecerá de 5 a 7 de fevereiro de 2021 no Santuário Nacional de Aparecida.

Frei Mário José Knapik