Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pastor Stefan prega no Convento da Penha: “Somos encorajados a vencer as perseguições”

18/05/2021

Notícias

Vila Velha (ES) – Pelo segundo ano consecutivo, o Convento da Penha recebe representantes religiosos das Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), para celebrações da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Por conta da pandemia e da necessidade de restrições à participação presencial dos fiéis, a programação será on-line até domingo, quando se celebra a Solenidade de Pentecostes.

A SOUC 2021 teve início no fim de semana com a Celebração de um Culto Ecumênico de abertura, realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, do Bairro Alvorada, em Vila Velha-ES, com presença de líderes das igrejas irmãs. Nesta segunda (17), a Fraternidade Franciscana acolheu o Pastor Luterano Stefan Ruy Krambeck. Ele participou da Missa na Capela do Convento da Penha, presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, representante do CONIC no Estado do Espírito Santo.

O pastor falou da alegria de estar celebrando com os irmãos cristãos no Santuário. Na homilia, refletiu sobre um trecho bíblico do Apocalipse de São João (Apocalipse 7, 9-17), dizendo que, no tempo das primeiras comunidades, os cristãos sofriam perseguição, e que nos nossos dias “também somos perseguidos”. “Cada uma das nossas denominações tem em seu seio divergências fortes, manifestações de ódio são colocadas em redes sociais, agressões supostamente em nome da fé, ainda por cima feitas em mídias e disseminadas com potencial destrutivo e autodestrutivo. Tal qual os cristãos que resistiram às hostilizações, a quem João escreveu essas revelações de Apocalipse para encorajá-los, nós também precisamos ser encorajados pelo Espírito do Senhor e mantermos nossa compreensão firme de que é nosso papel cuidar e zelar dessa múltipla e bela criação de Deus, para que os povos, as culturas, convivam perfeitamente em harmonia”, disse.

Pastor Stefan convocou uma unidade entre as diferentes confissões de fé, especialmente para produzirmos frutos, como nos sugere o texto base da Semana de Oração. Segundo ele, ainda que pensemos diferente, as Sagradas Escrituras nos apontam um caminho de unidade. “O texto de hoje tem por intenção falar da unidade de todos os povos e de toda a criação. Nessa visão consoladora de Deus em Apocalipse, todas as pessoas, indistintamente, estão na presença de Deus, estão sendo consoladas, amparadas por Ele. Nós também cremos desta forma que não é o desejo do Senhor destruir essa bela criação, que Ele mesmo reafirmara que tudo que havia sido feito fora muito bom. Tantas décadas de movimento ecumênico e pequenas compreensões diferentes a respeito de alguns assuntos teológicos já são motivos para divisão, para hostilização. Uma Igreja dividida é uma Igreja enfraquecida. Que nos lembremos de Apocalipse: Deus deseja habitar em nosso meio, Deus deseja saciar a fome dos seus. Deus deseja que a justiça prevaleça, não para alguns, para todos!”, finalizou.


Fonte: site do Convento da Penhahttps://conventodapenha.org.br/