Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Páscoa do Povo da Rua é celebrada em Duque de Caxias

01/04/2016

Notícias

caxias_1

Duque de Caxias (RJ) – A Pastoral do Povo da Rua da Catedral de Santo Antônio e a Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular (OFS), festejaram, em Duque de Caxias (RJ), a Páscoa do Povo da Rua com atividades de higiene pessoal, distribuição de roupas novas, seguido de um jantar especial oferecido para os pobres e sofredores de rua para marcar com grande júbilo a ressurreição de Jesus Cristo.

Para o Padre Renato Gentile, pároco da Catedral de Santo Antônio, a mensagem e a luz do Cristo ressuscitado sempre resplandecerá junto aos mais pobres e sofredores, pois a vitória da ressurreição destruiu a definitivamente morte e os sinais de injustiça:

“O trabalho da Pastoral do Povo da Rua e dos grupos que trabalham com pessoas em situação de rua é uma experiência pascal que expressa a bondade e a misericórdia do Senhor em meio às injustiças, às diversas formas de violência e dos reveses da vida cotidiana, especialmente neste ano jubilar dedicado à espiritualidade da Misericórdia. O Santo Padre, o Papa Francisco, pede que sejamos uma ‘Igreja em saída’ para anunciar, corajosamente e sem reservas, o Evangelho a todos, em todos os lugares, especialmente nas periferias”, afirmou.

Atualmente, os agentes da Pastoral do Povo da Rua estão formando uma rede para trabalhar, conjuntamente, aspectos relevantes como a formação dos agentes, o debate e a formulação de políticas públicas para os moradores em situação de rua, integrando, em especial, as dioceses da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, onde o drama dos moradores em situação de rua assume maior proporção.

Conheça a Pastoral do Povo da Rua

A Pastoral do Povo da Rua tem como missão ser presença solidária junto ao povo da rua e dos lixões, reconhecer os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos. Para atingir esse objetivo, a pastoral trabalha de forma coletiva para que a população em situação de rua e os catadores de materiais recicláveis alcancem sua própria autonomia e dignidade.

Nessa perspectiva, a pastoral busca construir alternativas para a defesa da vida e de articulação e organização dessa população contra a violência e a discriminação, reconhecendo-os como protagonistas de sua própria vida, além de propor a construção de políticas públicas.

Informações sobre a Pastoral do Povo da Rua e de como participar das ações na Diocese de Duque de Caxias poderão ser obtidas através do e-mail ofs.santoantonio@gmail.com