Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga inicia as obras de restauro da Igreja Matriz

09/02/2023

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga realizou na noite da quarta-feira (08), a apresentação do projeto de restauro da Igreja Matriz, que será realizado até 2024. Estiveram presentes lideranças das comunidades, imprensa e autoridades.

Na abertura do evento, o pároco Frei Gilson Kammer agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de conhecer este projeto, que é o maior realizado na paróquia de Xaxim.

Para a realização desta obra, a Paróquia contratou a empresa ARS Artes Sacras, especializada no trabalho de restauro de templos sagrados. O levantamento arquitetônico foi realizado pela arquiteta Rosane Bianchi Schmitz, que apresentou os principais motivos da realização do restauro como as trincas, fissuras, racho, reboco descolando, madeiras deterioradas que, muitas vezes, não podem ser vistas à distância, mas preocupam pela idade de 70 anos da obra.

Os trabalhos de restauro se iniciaram na primeira semana de fevereiro com a proteção em frente à Igreja Matriz e a construção dos andaimes de madeira em frente às torres. Conforme Ermindo Schuh, representante da empresa ARS Artes Sacras, este primeiro momento é de estudos de cor da igreja para chegar o mais próximo possível do que era antigamente. O material usado para o restauro externo é a mica, somente uma empresa no Rio Grande do Sul ainda produz. Dessa forma, esse trabalho é realizado com antecedência. Para Ermindo, com este trabalho, a igreja não precisará passar por nenhuma obra em 60 anos.

A obra de restauro tem duração de 12 meses na parte externa, podendo se estender caso tenha muita chuva, não passando de um ano e meio. O investimento será de mais de 1 milhão de reais. Para coordenação dos trabalhos foram criadas comissões de arquitetura e engenharia, marketing, arrecadação, acompanhamento de obras e prestação de contas.

Para ajudar neste momento importante na obra de restauro do cartão postal de Xaxim, é realizada a 11ª Festa de Frei Bruno. Você pode adquirir a ação entre amigos com sorteio de um Fiat Mobi 0KM. As doações também podem ser realizadas através de carne de pagamento, boleto bancário, na secretaria paroquial e por PIX (paroquiaxaximrestauro@gmail.com).

“É um momento importante para toda a comunidade, a nossa igreja merece esse cuidado, nossa cidade merece que ela esteja em condições para as celebrações e para quem a visita”, afirma o pároco.


Camila Mendo, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga