Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga celebra o Padroeiro em Xaxim

21/06/2021

Notícias

No domingo (20/06), a Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou o seu Padroeiro e Frei Bruno Linden. A celebração teve início às 9h, e foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia. A Santa Missa foi presidida por Frei Gilson Kammer e concelebrada por Frei Vanderlei da Silva Neves, Frei Jacir Antônio Zolet e Frei Alan Maia.

As comemorações da festa tiveram início no dia 11 de junho com a novena. A cada dia, duas comunidades celebravam na igreja Matriz um tema. Fé e Gratidão; Esperança e Oração; Caridade e Eucaristia; Prudência e Persistência; Fortaleza e Juventude; Temperança e Unidade; Pobreza e Devoção; Obediência e Serviço; Castidade e Fidelidade foram os temas rezados durante as celebrações que ocorreram nos finais de semana, às 19h e durante a semana, às 18h30.

Com o hino de Frei Bruno, a celebração do domingo iniciou com os comentaristas saudando a todos que acompanhavam em suas casas e aos que estavam presentes na igreja Matriz. Devido às restrições, a igreja recebeu 30% de sua capacidade total. A entrada da Palavra Deus, no corredor central foi encenada pelos jovens, que estavam vestidos de trabalhadores e lembrando os franciscanos.

Em sua reflexão, Frei Gilson Kammer saudou a todos que acompanhavam e os que estavam presentes e disse que hoje era um dia festivo. “Hoje é dia de festa em nossa Paróquia, porque celebramos o nosso padroeiro São Luiz Gonzaga e também Frei Bruno”, afirmou o pároco.

O frade destacou as leituras do dia e o convite que Cristo nos faz. “Quero começar essa reflexão com esse convite que o Cristo fez aos discípulos de ir para a outra margem. Mas o que significa isso? Talvez seja o convite de Deus pedindo para que a gente saia, para que possamos alcançar coisas melhores, ou como São Paulo disse coisas novas”, observou Frei Gilson.

Conforme o sacerdote, muitas vezes não olhamos para nós, não enxergamos as oportunidades, é como se estivéssemos dormindo. Muitas vezes não percebemos que Deus ao nosso lado, mas ele está olhando por nós. “Talvez nos façamos essa pergunta, ou mesmo acusamos Jesus achando que ele está dormindo e deixando que nossa vida se afunde, mas aí Ele se pronuncia em um gesto simples, dando a paz que a gente tanto deseja”, afirmou o Frei.

O pároco pediu a intercessão do Padroeiro e de Frei Bruno, que está com causa em processo de beatificação. “Que hoje cada um de nós possa pedir a intercessão de São Luiz Gonzaga e Frei Bruno. Que Deus possa tirar de nós o medo, e assim a gente possa ver a presença bonita dele em cada irmão e irmã. Que São Luiz Gonzaga e Frei Bruno possam nos ajudar a sair do comodismo da margem que a gente se encontra. Que possamos fortalecer a nossa vida e, sobretudo, a nossa fé, para que a gente alcance uma nova experiência de Deus. Experiência que se mostra na esperança, na fé, mas também na caridade que todos nós estamos buscando fazerem nosso dia a dia”. E finalizou dizendo: “Que São Luiz Gonzaga abençoe cada um de nós, as Comunidades, as famílias e, sobretudo, a nossa Paróquia. Que nós consigamos ser sempre esse sinal de esperança e de luz na vida de todas as pessoas”, disse Frei Gilson.

Durante as preces, os símbolos foram reapresentados à comunidade. Todos os dias da novena um objeto era apresentado junto com uma vela acesa. Os símbolos apresentados foram o pão, o vinho, o terço, o hábito franciscano, o sal, a bíblia, a cruz, as alianças e Nossa Senhora da Saúde.

No final da celebração, a comissão organizadora da festa agradeceu a todos os que ajudaram a preparar os dias da novena, aos que rezaram junto e acompanharam pelas redes sociais da Paróquia. O pároco Frei Gilson, em nome dos Frades, agradeceu pela dedicação de todos, a organização, devoção, fé e a disponibilidade em ajudar na festa.


Fotos e Texto da Pascom Paróquia São Luiz Gonzaga.