Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga celebra o Padroeiro de Xaxim

22/06/2022

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou nesta terça-feira (21/06), seu Padroeiro. A Santa Missa em honra a São Luiz Gonzaga foi presidida por Frei Alan Maia e teve início às 18h30.

A festividades em honra a São Luiz Gonzaga tiveram início na quinta-feira (16/06), com a missa e procissão de Corpus Christi. Neste ano, os fiéis puderam se reunir para confeccionar os tapetes e participar da procissão com os frades. Após a procissão pelas ruas em torno da igreja, no Salão paroquial aconteceu a venda de pastéis.

Na sexta-feira (17/06), ocorreu o 1º Arraiá de São Luiz Gonzaga. Pastorais e comunidades se reuniram para preparar o evento que contou com comidas e bebidas típicas de São João. Pastel, bolo, pipoca, questão, rapadura, pé-de-moleque foram comercializados. As apresentações artísticas ficaram por conta de algumas bandas da cidade e também pelo grupo de idosos com a dança caipira e a Pastoral da Juventude com o casamento caipira.

Às 10h, no domingo (19/06), teve início a Santa Missa da Festa de São Luiz Gonzaga. A celebração foi presidida pelo pároco Frei Gilson Kammer e animada pela equipe de jovens. No início da celebração, a comentarista recordou de forma breve a história de São Luiz Gonzaga, Padroeiro da juventude, estudantes e seminaristas.

Luiz nasceu no dia 9 de março de 1568, na Itália. Foi o primeiro dos sete filhos de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e sobrinho do duque de Mântua. Com doze anos, recebeu a primeira comunhão diretamente das mãos de Carlos Borromeu, hoje santo da Igreja. Luiz tinha quatorze anos quando venceu as resistências do pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas. Lá escolheu para si as incumbências mais humildes e o atendimento aos doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma, em 1590, esquecendo totalmente suas origens aristocráticas. Luiz Gonzaga morreu com apenas vinte e três anos, em 21 de junho de 1591. O papa Bento XIII, em 1726, canonizou Luiz Gonzaga e proclamou-o Padroeiro da Juventude.

Em sua reflexão, Frei Gilson disse que São Luiz Gonzaga se dedicou ao amor que tinha por Deus. “Devemos amar a Deus com todo o coração. Com toda a nossa alma. O nosso amor é seguir a Deus, assim como São Luiz Gonzaga. No breve histórico lido no início da missa, ouvimos que São Luiz se dedicou ao povo, aos doentes. São Luiz tinha uma inocência, e na liturgia de hoje ouvimos isso”, disse Frei Gilson.

O pároco lembrou aos fiéis presentes e que acompanhavam pelas redes sociais que São Luiz Gonzaga é o Padroeiro da Juventude. “Lembro que São Luiz Gonzaga é o padroeiro da juventude, que hoje está aqui presente na liturgia, que está presente nas celebrações e na Igreja. Lembro também dos estudantes, todos somos estudantes, estamos sempre aprendendo na vida. E aos seminaristas, hoje aqui representados pelo Victor Flemeng do Vale Almeida e Daniel Santos do Nascimento que estão juntos de nós cumprindo sua missão com Deus”. E encerrou sua reflexão pedindo: “Que São Luiz Gonzaga nos abençoe hoje e sempre. Que Deus nos abençoe”.

No final da celebração, Frei Gilson agradeceu a todos que trabalharam, organizaram, ajudaram e participaram dos momentos festivos da Festa de São Luiz Gonzaga na Paróquia.

                                                                                                                                ARRAIÁ SÃO LUIZ GONZAGA

                   (Toque nas imagens para ampliá-las)

Nesta terça-feira, dia do Padroeiro, a celebração aconteceu na igreja Matriz, às 18h30, e foi presidida por Frei Alan Maia. Em sua homilia o sacerdote destacou que: “São Luiz Gonzaga nunca se deixou influenciar pelo luxo e pelo poder. Sempre seguiu o amor de Deus”. Frei Alan relembrou a vida de São Luiz e de que o santo sempre estará ao nosso lado, protegendo a Paróquia. “Que São Luiz interceda por nós, por nossa Paróquia em Entre Rios, Marema, Lajeado Grande e aqui em Xaxim. Que possamos viver a nossa fé no nosso dia, assim como São Luiz”.


Camila Mendo, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga